O Frutos do Espírito e as Obras da carne!
Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Gálatas 5.16
Este pequeno texto da Escritura Sagrada é confrontante! Pois, vai contra nossos desejos carnais, e quando falo carnais; este inclui todos sem exceção. A diferença entre um salvo e de um não salvo (ímpio), é que, cada um tem suas obras ou frutos diferentes! Uma pessoa que é salva em Cristo Jesus, ela terá comportamentos e ações diferentes de uma pessoa que não segue a Cristo, praticamente um cristão é reconhecido de acordo com as suas boas ações ou suas ações ruins. Quando me refiro boas ações e ações ruins, é que, pelo fato de alguém ser salvo em Cristo, isso significa que hipótese alguma ele não dará frutos ruins, quem pensa isso está muito enganado! Pelo fato de ser cristão não estamos isentos de nossos desejos, pelo contrário, somos tentados todos os dias a praticar atos ilícitos que desagrada a Deus, é a nossa natureza humana. O Apóstolo Paulo nos adverte, para que vivemos em espírito para não satisfazer as vontades da carne! Quando vivemos em espírito isso significa que, amortecemos os desejos da carne, ou seja, é preciso sacrificar a carne para produzir frutos do espírito.
Existe um ditado popular que diz: ´´os opostos se atraem´´, chamado de “Lei de Coulomb”, trata da atração magnética entre dois corpos eletricamente carregados. De forma bem sintetizada está lei diz que: “A força entre dois corpos será atrativa se os mesmos tiverem cargas opostas, e será repulsiva se eles possuírem carga de mesmo sinal”. Já com a carne e o espírito isso não funciona (Gl 5.17). O espírito deseja as coisas espirituais, a carne deseja as obras da carne, perceba, que cada um tem um desejo totalmente diferente e opostos. Vale ressaltar também que, aquele que é mais alimentado, mais forte fica, consequentemente um levará para o abismo e outro levará para santificação para chegar até Cristo Jesus! É o que Cristo Jesus diz para aquele que não produz frutos bons; Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão! "Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Mt 7:19-21
Obras da carne!
- Imoralidade sexual / ou Prostituição
- Impureza
- Libertinagem / ou Lascívia
- Idolatria
- Feitiçaria
- Ódio / ou Inimizades
- Discórdia / ou Porfias (significa disputa ou contenda)
- Ciúmes / ou Emulações
- Ira
- Egoísmo / ou Pelejas
- Dissensões (desavenças, divergência de opiniões entre duas ou mais pessoas)
- Facções / ou heresias (grupo de pessoas, ´´poder ou direito de realizar, modo de agir´´)
- Inveja
- Embriaguez
- Glutonarias (pessoa que come exageradamente ou vício pela comida)
Esses desejos carnais, é considerados também como sentimentos ou obra da carne! Paulo afirma; quem pratica essas coisas não herdarão o reino de Deus (Gl 5.21)
Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Gl 5.24
O que Paulo está falando é, que um cristão que é salvo, não pode andar e viver no espírito e, ao mesmo tempo estando na carne! Ambos tanto espírito e a carne, não compactua as mesmas coisas, o espírito produz frutos diferentes da carne, e a carne consequentemente produz o seu próprio fruto, esses é considerados obras da carne que conduz a perdição.
É preciso tomar cuidado com esses desejos, pois, estamos sujeitos a usar eles e quando nos deparamos, o nosso coração é tomado por sentimentos pecaminosos, e se, não tiver vigilância constante, caímos nas armadilha de nossos próprios desejos carnais. O Apóstolo Paulo fala; os que são salvos em Cristo crucificaram também na cruz os desejos carnais (Gl 5.24). Ora, se crucificamos com Cristo nossos desejos a partir do momento que aceitamos a ele como nosso salvador, e mesmo assim, somos pegos satisfazendo a vontade da carne? A verdade é, aqueles que são verdadeiramente salvos em Cristo devem produzir frutos do espírito! Não é porque eu aceito a Cristo devo ficar estagnado, estando de mãos atadas sem fazer absolutamente nada, temos a obrigação como cristão, produzir para o reino de Deus frutos que conduzirá a salvação. Esses frutos produzidos pelo espírito é mencionado por Paulo!
Confira a figura abaixo
É como o Apóstolo Paulo usasse como exemplo duas árvores e cada uma dão seus próprios frutos, uma alusão paralela com um pé de maçã doce ao paladar, e a outra árvore como se fosse um pé de limão azedo, com sabor angustiante ao colocar na boca.
A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons. Mateus 7:18
Pergunta retórica!
- Se você se considera um salvo, em que árvore você se enquadra?
- Você como uma árvore, qual fruto está produzindo?
- O fruto que você produz, é para salvação ou para perdição?
Conclusão!
Ser cristão não é uma tarefa fácil, principalmente quando é para resistir contra nossas próprias paixões e desejos! Lutar contra si mesmo pode ser difícil, mais não impossível, quando decidimos viver em espírito e buscar as coisas celestiais, conseguimos triunfar sobre a carne. As obras do espírito é manifesta de acordo com quais frutos estamos produzindo! As obras da carne conduzirá para perdição, o frutos do espíritos conduzirá para uma vida de excelência ao lado de Cristo Jesus.
Autor: Rafael Vitor
Veja também um estudo completo sobre a epístola aos Gálatas: Carta aos Gálatas
Deixe seu comentário abaixo, ele é de suma importância!
Links Importantes! (Clique Aqui)
Adquira já o meu: Comentando Colossenses
Pastor Renato Torres, indica o Livro Comentando Colossenses.
Comentários
Postar um comentário