Carta aos Gálatas

 


Introdução


A carta aos gálatas é considerada por muitos cristões como uma carta magna! uma carta que trás ricas instruções a respeito da lei, da graça e da nova aliança por meio da fé através de Jesus Cristo. O ponto principal da carta é instruir os cristões da Galácia sobre a circuncisão, e a falsa doutrina de alguns Judaizantes que alegava que os gentios novos convertidos tinha que submeter a circuncisão da lei mosaica, contrariando o evangelho da graça e o sacrifício de jesus na cruz.


Data: Existem duas linhas pensamentos entre alguns historiadores a respeito da data aos Gálatas! não tem de fato uma data precisa, para datar esta carta. Para entender um pouco sobre o paralelo das datas certas ou incertas, precisamos mergulhar no raciocínio dos historiadores com base bíblica.


Existem dois pontos a serem discutidos!

  • Província do norte
  • Província do sul


Na segunda viagem missionária de Paulo, ele viajou ´´pela região Frígia e da Galácia´´ (At 16:6) no centro-norte da Ásia Menor (perto da atual capital Turquia - Ancara). Sua visita posterior á  mesma região geral esta registrada em Atos 18:23 e 19:1. No 3º século a.c., essa região que foi invadida por um grupo vindo da Gália (atual França) e ficou conhecida como Galácia. 

Entendido sentido politico, ´´Gálatas´´ pode se referir ás pessoas que viviam na parte sul da província romana da Galácia. Essa região incluía as cidades de Antioquia da Pisídia, Icônio, Listra e Derbe, onde Paulo trabalhou para plantar igrejas, como registrados em Atos 13:14-14:23.

A opinião de que Gálatas foi escrita para região onde viviam os gálatas étnicos é chamada de teoria da ´´Galácia do norte´´. As datas possíveis de escrita ligadas a essa compreensão variam de 52 ou 53 d.C., se logo após a segunda viagem missionária, a 56 d.C., se escrita por volta da mesma ocasião que romanos, à qual ela se assemelha teologicamente. 

A opinião de que Gálatas foi escrita para igreja na parte sul da província romana da Galácia é conhecida como teoria da ´´Galácia do sul´´. Alguns que sustentam essa opinião datam Gálatas do início dos anos 50, mas outros, tão cedo quanto 48 ou 49 d.C., antes do concílio de Jerusalém, que é normalmente datado aproximadamente de 49 d.C. Se a data anterior estiver correta, Gálatas está entre os documentos mais antigos do NT.

Fonte: Bíblia de estudo King James


Leitura: Gálatas 1


1. Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por intermédio de homem algum, mas sim por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos),

2. e todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia:

3. Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo,

4. o qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,

5. a quem seja a glória para todo o sempre. Amém.


O propósito da carta


O propósito da carta aos Gálatas é exortar os cristões que viviam na região da Galácia, a respeito da lei, da graça e da nova aliança através da fé por meio de Jesus Cristo. Os cristões estavam se rendendo ao Judaizantes, que estavam admoestando um ensino retrógrado, contrariando o que os apóstolos ensinavam a cerca da nova aliança. Para o apostolo Paulo era inquestionável e evidente que a fé em Cristo exercia um efeito radical sobre a conduta de uma pessoa. O espirito é derramado na vida de uma pessoa através da fé e não pela lei. Os cristões em Gálatas aceitaram a mensagem da cruz, mas por causa de alguns Judeus fanáticos queriam aperfeiçoar o sacrifício de cristo, impondo aos gentios a circuncisão, tornando inútil o que Cristo Jesus havia feito por todos na cruz! pregando outro evangelho que não é pela graça, e sim pela antiga escravidão.


Não há outro Evangelho 1:6-9


O apostolo Paulo fica surpreso, quando questiona os irmãos de gálatas que estavam abandonando o evangelho da graça para seguir outro evangelho! para aqueles cristões que estavam sendo persuadidos por alguns judeus fanáticos pela lei mosaica, os Judaizantes estavam tentando fazer uma adaptação do evangelho da graça, a qual entre eles estavam sendo discutidos que, para ser salvo tanto Judeu e gentios deveriam submeter a lei mosaica da circuncisão. Anulando a graça de cristo, modificando o evangelho para continuação da escravidão (a circuncisão obrigatória). Os gálatas queriam o evangelho de cristo mas não queriam abandonar a lei de Moisés, impondo aos gentios a submeter a circuncisão para ser salvo. O apostolo Paulo definitivamente é um defensor da graça salvadora, escrevendo esta magnifica carta aos gálatas. O sacrifício de Jesus Cristo é, e foi suficiente para todos obter a graça e o perdão! mas ao que vemos que em Galácia havia Judaizantes contrariando a graça salvadora. Paulo afirma que mesmo que outra pessoa ou anjos preguem outro evangelho seja ´´Anátema´´ (amaldiçoado). 


Paulo chamado por Deus 1:14-17


Paulo confirma seu chamado dando testemunho de si mesmo! usou seu testemunho pessoal para explicar a origem sua mensagem aos Gálatas (vs 15-16) ele confirmou com orgulho a sua origem Judaica, era zeloso pela tradição Judaica superando a muitos que tinham a sua idade, ele zelava mas a tradição do que muitos falsos mestres, esse zelo pela lei levou a perseguir a igreja antes da sua conversão, (At 8:3). O apostolo Paulo afirma que Deus o escolheu desde o seu nascimento, o altíssimo já tinha um propósito na vida Paulo, mesmo que ele perseguia a igreja, Deus já via um plantador de igrejas! um homem separado desde o seu nascimento. Quando ele se converte nem mesmos os cristões de Damasco acreditaram na sua conversão (At 9:20-21), aprova da incredulidade da conversão de Paulo foi que os próprios cristões queriam mata-lo (At 9:23). Paulo tenta mostrar aos Gálatas que ele foi salvo pela graça e não pela lei, mesmo ele sendo de origem Judaica e zeloso pelas tradições, ele afirma que foi escolhido pela graça salvadora de Jesus Cristo, para pregar aos gentios o Cristo ressuscitado.


O apostolado aos Judeus e aos gentios 2:1-10


O apostolo Paulo era com toda certeza um ganhador de almas para cristo, tanto para os Judeus ou gentios! Nesta carta aos Gálatas vemos relatos de Paulo a cerca da sua obra missionária ao decorrer da suas viagens e pregações, ele confessa que Pedro pregava para os circuncidados (Judeus), e através da vida de Pedro Deus tem feitos muitos milagres, e por intermédio da vida de Paulo Deus também operou milagres na vida dos gentios (incircunciso fora do Judaísmo), confirmando que a graça que foi dada a Pedro, Tiago e a João era a mesma na vida de ambos. Os discípulos estenderam suas mãos entendendo que Paulo deveriam cumpri seu chamado para com os gentios. Paulo estava tentando explicar para os Gálatas, que ele não precisou mudar a mensagem do evangelho durante o encontro com os discípulos, que eram a liderança da igreja de Jerusalém! Ele usa Tito como exemplo mesmo ele sendo grego  não submeteu a circuncisão, tempo mais tarde Tito mesmo sendo Grego, foi enviado para ilha de Creta para cuidar da igreja daquela ilha.


Evangelho da atualidade


Nos dias atuais vivemos um evangelho frouxo, um evangelho que satisfaz o ego das pessoas, pregam uma mensagem fora do contexto bíblico. As igrejas tem imitado o mundo envergonhando o verdadeiro evangelho genuíno. Querem adaptar o evangelho de acordo com suas vontades, e muitas igrejas já se tornaram seitas pagãs por abandonarem a mensagem da cruz, não pregam o Cristo ressuscitado, não pregam céu e inferno, não falam mais sobre pecados encobertos dentro da igreja. A realidade atual que vivemos não condiz com evangelho que foi pregado por nossos pais da igreja primitiva, que preferiam a morte mas não escondiam a verdade, a mensagem da cruz! O evangelho da graça salvadora que transforma radicalmente a vida de um pecador arrependido. Os pais da igreja primitiva não erraram em suas vidas e, em mensagens pregadas! O erro esta nas pessoas que não querem ver e escutar a verdade, estão mas preocupadas em bens materiais, do que se libertar dos vícios alheios ou do seu pecado de estimação. O fato é, que pela misericórdia de Deus ainda existem Elias que enfrenta Acabe e Jezabel! homens e mulheres temente a Deus que falam a verdade, e não negam a sua fé pelo amor ao evangelho da graça salvadora por meio de Jesus Cristo.


Paulo Repreendo Pedro 2:11-21


Essa repreensão de Paulo para com Pedro é bem interessante, pois é a única carta que o apostolo Paulo confessa aos Gálatas que repreendo Pedro. Paulo enfrenta Pedro face a face escancarando a hipocrisia, Pedro havia sido instruído por uma visão que ele devia ter comunhão com os gentios e não fazer acepção de pessoas, sendo que, os Judeus não compartilhava a mesa com pessoas não Judeus. A visão que ele teve em Atos 10:9-35, relata o ocorrido a qual Deus pede que ele vá até o centurião Cornélio, homem gentio fora do Judaísmo e da circuncisão. Pedro tinha um missão de ir até a casa desse centurião levar a mensagem da cruz! Em Atos 10.44-45 relata que Pedro ainda falando, o espirito santo caiu sobre aquelas pessoas que estavam na casa do centurião, e os que eram da circuncisão ficaram admirados, porque o poder transformador do evangelho pôde impactar pessoas fora do Judaísmo e da circuncisão. Quando Pedro estava com os gentios na igreja de Antioquia da Síria, ele estava junto ali comendo no meio daquele povo, e quando chega Tiago com alguns Judeus, Pedro juntamente com Barnabé imediatamente se afasta dos gentios, temendo o que pensaria a respeito deles, porque eram da circuncisão. Esse ocorrido fez com Paulo falasse duras palavras contra Pedro, pois ele não estava vivendo o que pregava, e não estava obedecendo a visão que ele teve, para ter comunhão com os gentios (At 10;9-35). 


Fé ou Obediência a lei? 3:1-14


A prova da autoridade de Paulo e da sua mensagem esta completa, e Paulo se volta para a tarefa positiva de expor o evangelho. A exposição é feita de acordo com os seguintes estágios:

3.1-5 Um apelo à experiência dos gálatas

3.6-14 Um apelo ás escrituras

3.15-24 Os resultados da relação entre a lei e a promessa

3.25-29 A realização completa do evangelho

4.1-7 Recapitulando com uma história de redenção


 A citação do v. 6 não era desconhecida da exegese Judaica. Ela foi extraída de um texto de Gênesis (Gn 15:16) em que, de maneira muito interessante, a confiança de Abraão estava em um nível muito baixo (Gn 15:2-3). Num momento desses, Deus tinha visto o movimento da fé na alma de Abraão  e a valorizou ainda mais por causa da fraqueza de que nasceu. Na sua fraqueza, Abraão se tornou o ´´homem-modelo da justificação pela fé´´ (Reitor D. Brown), herdeiro de uma promessa que incluía todas as nações. Fonte: Comentário Bíblico Bruce


A lei e a promessa  3:15-25


No estágio a seguinte da sua exposição, Paulo vai tratar da verdadeira relação entre a lei e a promessa. Com argumento semelhante ao de Rm 4, mas com uma diferença significativa, ele argumenta com base na prioridade na promessa. É impensável que Deus iria limitar uma promessa gratuita com condição imposta unilateralmente séculos mais tardes; seria menos provável ainda que a condição fosse tal que praticamente anulasse a promessa. transformando um presente gratuito em algo ´´ganho´´ ou ´´merecido´´ pela conformidade com uma lei além da capacidade humana.

Em algumas versões, a palavra grega geralmente traduzida por ´´aliança´´ (ARA) é vertida por testamento. O que causa dificuldades por importar associações inadequadas com a morte (como Hb 9:16-17). O equivalente moderno mais útil é sugerido por F.F Bruce: uma ´´escritura de propriedades´´ (os puristas iriam preferir ´´uma escritura irrevogável´´). Ramsay explica essa passagem com uma referencias à lei grega segundo a qual somente membros da família podiam herdar posses; para beneficiar um estranho de sangue, era necessário, portanto, adotá-lo na família, e também o ato da adoção em si era irrevogável e se tornava o título de direito à herança. 

Qual era então o propósito da lei? A resposta dada é que o cumprimento da promessa seria perigoso até que o homem aprendesse a sua própria característica de pecador e estivesse pronto, assim, para dar as boas-vindas à semente-salvador (o descendente salvador), em quem somente a promessa está guardada e em quem humanidade pode encontrar completude e unidade (Cl 2.10), o descendente em quem todos os descendentes seriam um. Fonte: Comentário Bíblico Bruce


Os filhos de Deus mediante a Cristo 3:26-29


Gálatas 3

26. Pois todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.

27. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo.

28. Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.

29. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.


Aqueles que têm a fé em Cristo Jesus não somente são ´´filhos de Abraão´´ mas também filhos de Deus por adoção. Paulo usou a imagem de uma pessoa saindo da água, após ser batizada, para colocar novas vestes. A igualdade e a unidade mencionada aqui é de natureza espiritual - em Cristo. Paulo acabou de argumentar longamente  que os Judeu não possui qualquer vantagem espiritual acima do grego (gentio), e agora ele diz que a mesma igualdade é verdadeira para as distinções sociais e de gênero. Nenhum grupo de pessoas ou de gênero deve ser exaltado acima dos demais. Ser descendência de Abraão é a mesma coisa que ser seus ´´filhos´´ mas agora o elemento adicional de ser herdeiros é introduzido, antecipado. Fonte: Bíblia de estudo King James


Não mais escravos, mas filhos! 4:1-31


Um herdeiro de menor idade não podia ter direito a herança, se igualava temporariamente na mesma posição de servo, não possuía nada. Tutor era um escravo que protegia o herdeiro menor de idade, enquanto os administradores eram responsáveis pelas demais necessidades de seu herdeiro até ele atingir a maioridade. Compare a passagem descrito na bíblia 2 Reis 11:1-21 Joás é ungido a rei com apenas 7 anos de idade! Porem quem cuidava do reinado e do rei mirim, era o sacerdote Joiada, ele com consentimento do rei (que era ainda criança) tomava as decisões, o mesmo ensinou as leis do senhor ao rei Joás (2 Rs 12:2). 

Paulo lembrou aos seus leitores que os Cristões que antes estavam sob a lei, ora estava sob a graça. Na redenção, os indivíduos se tornaram filhos de Deus, adotados em sua família, herdeiros de sua riqueza na terra e nos céus (Rm 8:16-17). 

Sem um relacionamento com Cristo, todas as pessoas são escravas do pecado, de acordo com a lei. Era necessário que Jesus morresse, para redimir pecadores do mercado de escravos. A diferença é que os cristões recebem a adoção de filhos em lugar de serem filhos por laços de sangue. Jesus Cristo é o único filho que possui uma relação natural com Deus, o pai. Todos os outros filhos são filhos por adoção. Aba significa ´´pai´´ em aramaico. 


A liberdade em Cristo 5:1-26


Paulo desafiou os cristões da Galácia a permanecerem firmes em sua fé e não voltarem à escravidão da lei. Cristo morreu para libertar, enquanto a lei continua a escravizar (2 Co 3:17) . A lei é um pesado jugo, um fardo diário para aqueles que vivem na escravidão. Entretanto, para o fiel, o jugo de Cristo suave e seu fardo é leve (Mt 11:30). 

Os Gálatas tinha adotado a perspectiva dos Judaizantes de forma tão completa que agora, seguindo essa visão, se deixariam circuncidar, esse dilema que moveu  Paulo a ressaltar anteriormente que Tito, um gentio como os gálatas, não foi obrigados a circuncidar-se em Jerusalém (2:3), embora os Judaizantes tinha feito pressão nesse sentido. Paulo lembrou aos Gálatas que aqueles que se deixarem circuncidar estão obrigados a cumprir toda lei. Comentário: Bíblia de estudo King James


Façamos o bem a todos 6:1-10


Aqui neste ultimo capitulo o Apostolo Paulo enfatiza varias instruções que servirá para nós cristões como exemplo a ser seguido. Nós como cristões espirituais separados e eleito por Jesus Cristo, devemos nos preocupar com aqueles que estão fracos espiritualmente e materialmente, (Rm 15:1). É o nosso dever como servos do altíssimo não somente a cumprir o ide, mas também levar ajuda a quem mais precisa, seja alimentos ou palavras de conforto (Tg 2:14-17). A muitos por meio da fraqueza carnal se entregam ao pecado, Paulo fala sobre isso (5:1), que esses que caíram no pecado seja restaurado com mansidão, mas ao mesmo tempo ele exorta para que cuide-se um, para que não seja tentado. Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia (1 Co 10:12)


Conclusão 6:11-18


A argumentação terminou, e o apostolo torna a pena do amanuense para acrescentar alguns parágrafos de próprio punho com suas letras grandes, será que isso ocorreu para ênfase, ou seria em virtude de dificuldades visuais, ou seria simplesmente uma referência bem-humorada a uma idiossincrasia?). Paulo conclui a carta ao voltar a sua atenção novamente para aquele ato irresistível e soberano de Deus que havia transformado a sua vida e a vida de todo um mundo à sua volta: De nada vale ser circuncidado ou não. O que importa é ser uma nova criação. Comentário Bíblico Bruce


Autor: Rafael Vitor

Links: Importantes


Adquira já meu livro: Comentando Colossenses



Pastor Renato Torres, indica o Livro Comentando Colossenses.




Gostou? Deixe seu comentário abaixo.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUNNAR VINGREN E A VOZ DE DEUS

PROVANDO A TRINDADE

O Profeta e suas queixas