O PROFETA AGEU E SEU ENCORAJAMENTO


"Acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento, enquanto a minha casa continua destruída? ". Ageu 1:4


Para entendermos o Livro de Ageu ou do Profeta Ageu, é preciso lermos o livro de Esdras, para compreender a mensagem do profeta direcionada ao povo pós exílio de Judá. 

O rei Ciro publicou um decreto! Determinando a ida do povo judeu á Jerusalém, para reconstruir o templo do Senhor, a qual foi destruído por Nabucodonosor, quando invadiu Judá. Cerca de 42.360 mil pessoas (fora servos e servas num total de 7.337) saíram do exílio para reconstruir o templo. Essas pessoas estavam na Babilônia, levados como escravos para uma terra distante. Passado quase 70 anos Ciro, rei da  Pérsia, emite um decreto para que os judeus voltassem para sua terra para reconstruir o templo de Deus. 

No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, a fim de que se cumprisse a palavra do Senhor falada por Jeremias, o Senhor despertou o coração de Ciro, rei da Pérsia, para redigir uma proclamação e divulgá-la em todo o seu reino, nestes termos:

"Assim diz Ciro, rei da Pérsia: "O Senhor, o Deus dos céus, deu-me todos os reinos da terra e designou-me para construir um templo para ele em Jerusalém de Judá.

Qualquer do seu povo que esteja entre vocês, que o seu Deus esteja com ele, e que vá a Jerusalém de Judá reconstruir o templo do Senhor, o Deus de Israel, o Deus que em Jerusalém tem a sua morada. Esdras 1:1-2-3 


Os judeus que estavam empenhados na reconstrução do templo, estavam entusiasmado! Afinal, eles saíram das terras estrangeiras e voltaram para sua terra natal. Interessante é que o livro de Esdras, vai especificar que alguns povos velhos que viram a construção do templo antes dele serem destruídos, viram novamente o alicerce sendo colocado no templo! Eles gritavam de alegria, que não era capaz de distinguir o som de alegria e o som do choro. Até aqui tudo bem! Colocado os alicerce do templo, faltava ainda muita coisa a se fazer para finalizar está obra. Como toda obra, construção, tem seus desafios, não foi nada fácil para terminar a reconstrução do templo! Um grupo de pessoas que já estavam em Jerusalém, deportados pelo rei da Assíria meio século antes, viram os judeus reconstruindo o templo, ofereceram ajuda a Zorobabel para  reconstruir também com eles. Zorobabel nega ajuda desse grupo de pessoas! Por mais que eles declararam que ofereceram sacrifícios ao Deus dos judeus, Zorobabel nega ajuda dessas pessoas não por egoísmo, mas para não permitir o sincretismo dentro do templo pós a reconstrução, em outras palavras, um culto místico. Por causa de Zorobabel a negar ajuda alheia de quem tem más intenção, porém de disfarçada de boas intenções, esse grupo começaram a se opor a reconstrução do templo! Desanimando o povo, colocando medo, pagando até outras pessoas para que frustrassem os judeus que estavam reconstruindo. Bislão, Mitredate, Tebeel e algumas outras pessoas, escreveram uma carta para o rei Artaxerxes! Falando mal dos judeus e trazendo a tona seu passado. O rei quando leu a carta e viu informações negativas a respeito de Judá, ordenou imediatamente a parar a obra do templo! O povo obedeceu e ficaram desanimado, não queriam mais reconstruir o templo. O povo não queria mais saber de reconstruir! Cada um cuidava dos seus negócios, cada um fazia o que bem entendia e a casa do Senhor estava em ruínas. Deus levanta o profeta Ageu e o profeta Zacarias para advertir esse povo, que estavam vivendo desleixados sem compromisso com a obra do Senhor. O profeta diz para este povo: "Acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento, enquanto a minha casa continua destruída? ". Por causa que a população de Judá deixou de lado seus compromissos com Deus, a vida deles nada davam certo! O profeta Ageu vai dizer; que eles tem plantado muito e colhido pouco, comem mas não se fartam, bebem mas não se satisfazem, vestem-se mas não se aquecem, o salário que recebe é colocado em uma bolsa furada. Tudo dava errado para eles! Não prosperam, em nada eles tem êxito e sucesso, até a chuva (orvalho) nega-se a descer do céu, tudo por conta deles satisfazerem primeiros seus gostos cotidianos e deixarem de lado a casa do Senhor. 

Não somos diferentes dessa história dos judeus pós exílio! No início da caminhada cristã, damos todo gás em favor do evangelho, se desgastando e contribuindo em prol do reino de Deus. Porém por algum motivo desanimamos, paramos, ou tudo começa ficar lento! Já não existe mais aquela energia e alegria que existia antes, agora? Tanto faz tanto fez! Se fez esta feito e se não fizer não esta nem ai, o reino de Deus é deixado de lado como qualquer outra coisa. Há muitas pessoas que estão fora da  igreja, por causa de alguém olhar torto, de uma palavra negativa, de um pastor que não lhe procurara, por causa de um cargo dentro da igreja ou uma disputa por um microfone.  Outros acharam que o evangelho era prosperidade e aquisições de bens! Pessoas assim, deixaram de lado a obra do Senhor para satisfazer seus desejos por bens materiais. Em Mateus 6.33 diz: Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Devemos buscar primeiro a Deus! Contribuir com expansão do evangelho, levando a mensagem da cruz para vidas sedentas pela palavra. O que tem acontecido é o aversão! Primeiro eu busco por: bens materiais, carros, casas, dinheiros entre outros... 
O reino de Deus, vida no altar? É banalizado! Porque é melhor viver de luxurias do que sacrificar-se. 

O salmista revela que quase caiu na tentação! Ele teve inveja dos ímpios a da prosperidade deles (Salmos 73). Por um curto período, ele começou a observar a vida de quem não serve a Deus! Seu coração estava obcecado em bens materiais. Muitas das vezes nos comportamos assim, colocamos em nossos corações desejos e obsessão por bens! Isso vai desgastando a intimidade com Deus, ficamos tão cegos, ao ponto de achar que ele não é suficiente para nossas vidas, quando nos deparamos, é tarde demais. Deixou de ir para igreja, deixou de orar, deixou de jejuar, não  tem mais tempo de ir a igreja, tudo virou desculpa para um mero desingrejado afastado igreja. 

Voltemos ao princípio! Voltemos a ter a verdadeira essência, quando não tínhamos uma roupa, um calçado para ir para igreja, íamos a todo custo, arrumava um jeito mas não deixava de adorar ao Senhor. Hoje só vamos a igreja se ela for perto! Se acaso for longe, só vai de carro (condução), caso contrário, não sai nem de casa. Um verdadeiro Cristão mesquinho e nutela! Faz pouco pra Deus, e quando faz é de qualquer jeito. Deus está a procura de verdadeiros adoradores! Que o adorem em Espírito e em verdade (João 4:23). Chega de ser Cristão meia boca! Ou é, ou não é. Sirva a Deus com sinceridade, ele o recompensará. Muitos em épocas de carnaval se desviam! Abandonam a Deus, para satisfazer os desejos da carne, deixam Deus de lado o desejo fala mais alto, muitos deles(a) são ceifados a vida, porque ao invés de estarem em casa com a família ou na igreja, preferiram curtir a vida em busca do prazer momentâneo. Voltemos a reconstruir os muros do templo! Essa reconstrução, molda seu caráter, molda seu temperamento, molda a sua mente. Muitos desistem na metade do caminho por causa de palavras fúteis e desagradáveis! Foi exatamente assim que os judeus pararam a reconstrução dos muros do templo, eles estavam entusiasmado, alegres e de repente, pararam a obra por palavras de alguém que não quer nada e não quer você tenha êxito na sua caminhada com Cristo. 

"Coragem, Zorobabel", declara o Senhor. "Coragem, sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque. Coragem! Ao trabalho, ó povo da terra! ", declara o Senhor. "Porque eu estou com vocês", declara o Senhor dos Exércitos.

Esta é a aliança que fiz com vocês quando vocês saíram do Egito: "Meu espírito está entre vocês. Não tenham medo". Ageu 2:4-5



Autor: Rafael Vitor 

Links Importantes: Clique Aqui


Adquira já meus livros


Comprar E-Book Digital: Comentando Colossenses


Pastor Renato Torres, indica o Livro: Comentando Colossenses





Comprar E-Book Digital: Casamento Princípios e Sabedoria




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUNNAR VINGREN E A VOZ DE DEUS

O Profeta e suas queixas

PROVANDO A TRINDADE