Pedi, e dar-se-vos-á



Pedi, e dar-se-vos-á


Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Mateus 7:7

"Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.

Lc 11.9-13 e 6.31



A frase Buscai usa o mesmo verbo grego de 6.33, ´´Buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça´´. Uma vez que a palavra porta não está no texto grego do versículo 7, e porque as pessoas do passado batiam em portões bem como portas para pedir entrada (At 12.13) batei provavelmente se refere ao bater na porta do reino (mencionado vs 13-14). O versículo 7 está se referindo ao reino de Deus! ´´Pedi, e dar-se-vos-á´´ faz referência a salvação. ´´buscai e achareis´´ referência Mt 6.33 e também João 14.6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Portanto, nesse texto, Jesus faz referência à salvação. 


Peçam [...] busquem [...] batam deve ser considerado três estágios na oração. Antes, temos aqui a pessoa que está separada de Deus batendo, o que se desviou de Deus buscando e a criança que está em casa pedindo; todos são igualmente atendidos. Observe em Lucas 11.13 em lugar de coisas boas (7.12) o Dr Lucas troca por ´´Espírito Santo´´. (Comentário Bíblico Bruce NVI)


Lendo esse texto dito por Jesus, nos leva a pensar que qualquer coisa que pedimos a Deus será concedido, realizado! Fazendo de Deus um gênio da lâmpada ou com uma varinha mágica realizará nossos desejos. Para o cristão que serve a Cristo verdadeiramente, se ele quer algo que deseje, terá que submeter as vontades de Deus! Em outras palavras, abrir mãos de certas coisas que o atrapalhe, seja ela carnal ou sentimental. Em ênfase, quero destacar a importância desse texto dito pelo próprio Jesus.


Voltemos ao texto em Mateus 5.23-24 perceba que nesse texto Jesus fala claramente que se alguém tem ofensa contra seu irmão, e esse, oferecer sua oferta diante do altar, Jesus disse que esta pessoa deveria guardar sua oferta e reconciliar-se com seu irmão! E logo após reconciliar-se (perdoar), essa pessoa poderia retornar ao altar e oferecer seu sacrifício. 


As pessoas iam para Jerusalém oferecer sacrifícios, e muitos deles viam de longe para fazer sua oferta no templo! Os viajantes teriam que abandonar sua oferta e voltar ao destino de sua origem e reconciliar-se com seu irmão. Os viajantes viajavam dias até chegar em Jerusalém, cerca de 150 km partindo da Galiléia até a Judéia! Mesmo assim Jesus disse que seus discípulos deveriam retornar e abandonar seu sacrifício e buscar a reconciliação entre seu irmão. 


Existem pessoas que vivem dentro da igreja (templo), adoram a Deus, louvam e até choram e falam em línguas, mas estão de birras e desavenças com seu irmão de banco, ou até mesmo com seus próprios vizinhos! Mas estão dentro do templo oferecendo sacrifícios tolos e em vão. Em Mateus 12.7 Jesus disse aos fariseus que deseja misericórdia e não sacrifícios! A misericórdia está em perdoar seu irmão por algo que ele fez, o sacrifício pode ser celebrado como adoração a Deus, mas se não tiver a misericórdia em perdoar o próximo, seu sacrifício se torna inútil. 


Pedir algo a Deus requer que você não tenha desavenças, intrigas com seu irmão! 


Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.

É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.

Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. Salmos 133:1-3




Para receber a recompensa terá que submeter as vontades de Deus!



No capítulo 6 vs do 1-4 Jesus disse que quando der esmola não tocar a trombeta, fazer alarmes do que estar fazendo quando ajuda o próximo! A ajuda ao próximo deve ser para honra e glória de Deus, e não para reputação humana. Aqueles que buscam aplausos quando realizam boas obras não receberão qualquer recompensa. Cristo Jesus deixa bem claro em suas palavras, essas pessoas que procuram glória para si (holofotes) já receberam sua recompensa terrena, reconhecimentos de homens (pessoas) e não de Deus. No vs 3 quem ajuda ao próximo com a esmola, a sua mão esquerda não saiba o que a mão direita está fazendo, ou seja o que você faz de benefício ao seu irmão, as pessoas não precisam saber e sim Deus que está no alto céu contempla todas as coisas ele o recompensará. Perceba que esse texto está entrelaçado ao capítulo 7, a qual diz: "Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta´´. A recompensa virá facilmente quando se cumpre os requisitos que Deus exige! ´´Reconciliando-se com o próximo´´ e ´´dando esmola ao próximo sem alarmes´´ 


Em Mateus 5.42 está escrito: ´´Dê a quem lhe pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir-lhe algo emprestado". Jesus deixa bem claro que não podemos dar as costas para quem pede algo emprestado! Nosso dever como Cristão, é ajudar ao próximo mesmo que seja algo emprestado. É aí que podemos ter como referência a mulher da botija de azeite! A qual ela teve que pegar vasos emprestados para suprir suas necessidades (2 Rs 4.1-7). Já pensou se essa mulher vivesse intrigada ou birras com seus vizinhos? Dificilmente ela iria conseguir alguma coisa emprestado! É por isso que Jesus disse que devemos reconciliar com o próximo antes de ofertar (Mt 5.23-24). 


Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas". Mateus 7:12 (NVI)





Requisitos necessários para receber a recompensa de Deus!




Sal da terra e a luz do mundo (Mateus 5.13-16)

O cristão deve brilhar em meio às trevas!

O sal e a luz funcionam em virtudes do são, e não do que fazem.


Cumprir a lei (Mateus 5.17-20)

Obedecer aos mandamentos!

(As bem-aventuranças)


O homicídio (Reconciliação). (Mateus 5.21-22 e vs 23-24)

Jesus diz que a corte local deveria julgar a ira igual ao homicídio. O julgamento funcionava com uma corte local judaica com 23 membros! O tribunal no sinédrio tinha 71 membros de Jerusalém, esses eram a corte suprema. Qualquer que disser ao seu irmão Racá: raca, uma palavra aramaica que significa ´´cabeça oca´´, era usado com frequência em escritos rabínicos como termo comum de insulto; mõre (louco) não é um termo grego e sim aramaico. Jesus diz que a corte local deveria julgar a ira igual ao homicídio, o fato de algum homem negar o seu próprio respeito deveria ser uma causa para corte suprema. (Mt.5.21-22)


O cristão deve primeiro reconciliar-se com seu irmão antes de ofertar! (Mt 5.23-24)



O adultério (Mateus 5.27-30)

O cristão (marido e mulher) não deve adulterar! 

Quem era pego em adultério implicava a pena de morte (Lv 20.10 e Dt 22.22) 

(Ex. da mulher pega em adultério João 8.1-11)


O divórcio (Mateus 5.31-32)

O marido não deve se divorciar da sua mulher por motivos banais!

Os judeus se divorciava de suas esposas por motivos fúteis! Se elas queimassem a comida ou se o marido encontrasse uma mulher mais bonita que a esposa, isso seria um dos motivos do divórcio. Jesus deixa bem claro o homem que se separa da sua esposa sem que seja por motivo de imoralidade sexual (adultério), o que separa dela faz dela adúltera e se outro casar com ela está adulterando.


Os juramentos (Mateus 5.33-37)

O Cristão não deve jurar falsamente, suas palavras tem que ser sim, sim e não, não!

Como cristão eu tenho o direito de esperar que as pessoas que me conhecem, aceitem a minha palavra, sendo verdadeiro. ´´Não se deve jurar pela terra que é escabelo de seus pés´´ escabelo é um pequeno banco de apoio).


Sobre a vingança (Mateus 5.38-42)

Aquele que vive debaixo da graça, se for insultado ou ferir a face, deve oferecer oferecer sua outra face! Se alguém rasgar a túnica deve também oferecer sua capa. E se alguém pedir emprestado não deve dar as costas…


Se alguém o ferir na face direita 

Aqui estão incluídas a desonra e também a dor física.


Se alguém quiser processá-lo 

A sua ação, embora evidentemente injusta, pode se mostrar bem fundamentada. 


A túnica (chitõn)

É a blusa longa íntima 


Capa (himation) 

É a vestimenta externa muito mais valiosa, que por lei não poderia ser tirada (Êx 22.26-27)


Se alguém o forçar a andar uma milha

Era um antigo sistema de serviço não pago, a que tinham direito as pessoas a serviço do governo. Era visto como um serviço escravo e, por isso, degradante. Andar uma segunda milha aliviaria outra pessoa de fazê-lo. 



O amor aos inimigos (Mateus 5.43-48)

Deve amar os inimigos e orar pelos os que persegue! 


A ajuda aos necessitados (Mateus 6.1-4)

Quando der esmola ao próximo não deve alarmar, tocar trombeta, falar para todos que deu esmola a alguém! 

´´Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum´´ (Tiago 1:26).

´´Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? ´´ (1 João 3:17)


Mão esquerda e mão direita: uma expressão ilustrativa sugerindo segredo absoluto. O judaísmo insistia em que a caridade fosse mantida em segredo para não envergonhar o pobre; deve ser algo tão secreto que nós mesmos esquecemos que o ajudamos quando o encontrarmos novamente.  


A oração (Mateus 6.5-14)

Não se deve orar com intuito de chamar a atenção, mas, fechar a porta do quarto e orar em secreto! Para receber as bênçãos de Deus que lhe vê no secreto. 


Vs.14 ´´Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará´´.


Se o homem regenerado se negar a perdoar a injustiça que foi cometida contra ele, na verdade se separa da comunhão com Deus, que é perdoador, até que se perdoe. (Comentário Bíblico Bruce NVI)


O jejum (Mateus 6.16-18)

O crente que jejuar não deve mostrar aos outros que está jejuando! O jejum deve estar em secreto com Deus, sem alarmes e sem trombetas, deve ser um particular entre você e Deus.


Vs.17 ´´Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto´´


´´Unja a cabeça´´ a autounção com óleo era uma prática comum, evitada somente em épocas de luto e jejum. Jesus não disse ao seu discípulos que apresentasse uma aparência de alegria, mas que se comportassem normalmente. A cabeça é mencionada especialmente por ser a única parte do corpo em que o urgir-se seria evidente. A pessoa que jejuava ou estava de luto com frequência colocava cinzas sobre a cabeça (2Sm 13.19) (Comentário Bíblico Bruce NVI)


Os tesouros no céu (Mateus 6.19-24)

O crente deve juntar tesouro no céu e não na terra! Para receber de Deus o seu galardão.  ´´Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis´´. Colossenses 3:24 

Juntar tesouro no céu é você gastar as suas forças, sua juventude em prol do reino de Deus! Em outras palavras, se doar de corpo e alma para Cristo, as demais necessidades cotidianas ele suprirá, e se chegar adoecer, o Senhor Deus dará cura, seja na juventude ou na velhice. (Rm 8.28). 

(Ex… Rei Ezequias adoece e são acrescentado mais 15 anos devido ao seu clamor. 2 Reis 20)


As preocupações da vida (Mateus 6.25-34)

O cristão não deve se preocupar com coisas simples ou complicadas, sobre o que vai comer ou vestir-se! Não deve estar ansioso pelo dia de amanhã, seu único objetivo deve ser buscar primeiro o reino de Deus, para que as demais necessidades sejam supridas em sua vida cotidiana.




O julgamento ao próximo (Mateus 7.1-6)

Não se deve julgar o próximo estando em uma vida de pecado! Antes de julgar alguém, deve-se reparar se sua vida está em retidão diante de Deus e dos homens. 




Para pedir algo a Deus deve se adequar, se enquadrar no seu requisito necessário para obter dele suas ricas bênçãos! Não pense que você pode viver uma vida de qualquer jeito e pedir a Deus bênçãos, provisões e vitórias, vivendo uma vida desmantelada e embaraçada, sem compromisso com Deus. É preciso primeiro estar alinhado a um propósito divino, que conduza sua vida para quebrantamento e temor a Deus! É preciso viver uma vida de retidão para obter de Deus o que você deseja, é preciso estar disposto a amar, a perdoar, a doar, a ajudar e estender as mãos para quem precisa, ter como prioridade o reino e as vontades de Deus e não as suas próprias prioridades. O ´´Pedi, e dar-se-vos-á´´ (Peçam, e lhes será dado) requer que você se doe inteiramente para que assim possa obter alguma coisa de Deus. 


Quando Israel vivia nos tempos dos Juízes, eles então pediam um rei para que o governassem, queriam ser iguais as nações vizinhas, imitá-las suas monarquias e reis! O sacerdote Samuel leva para Deus a petição e o desejo do povo Israelitas. Deus falou para Samuel que o povo não estava rejeitando a Samuel como Juiz, Israel estava rejeitando a Deus como o único rei! Tendo Deus como rei deles, eles tinham tudo o que precisavam, mesmo assim Israel preferiu imitar as nações vizinhas, querendo para eles um rei que o governasse, e Deus deixou bem claro para Israel, quando eles tivessem reis, eles tomariam seus filhos para lutar no exército, os reis iriam tributar e confiscar seus bens, mesmo diante desse alertar que o próprio Deus fez para Israel, ainda assim queriam um rei (1Sm 8.1-22). A prova disso foi que Israel teve vários reis um pior que o outro, levando a nação a cometer pecado contra Deus! Outros por causa de tanta vaidade e egoísmo, foram levados em exílio para viver como escravos sob domínios de outras nações pagãs. Perceba que o povo pediu algo que não estava nos planos de Deus, e mesmo assim o Senhor Deus os alertou sobre um pedido que eles fizeram. Se alguém pedir algo a Deus é preciso estar ciente das consequências que virá! O seu pedido deve estar alinhado ao propósito divino, caso contrário não faça de Deus um gênio da lâmpada, pois está escrito: "Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos", declara o Senhor. (Is 55:8). 






A parábola da viúva persistente 

 (Lc 18.1-8)



Jesus conta para os seus discípulos, que havia numa cidade um certo juiz e também uma viúva que importunava sempre esse juiz! Esse juiz era um homem que não temia a Deus e nem se importava com os homens. O juiz não julgava com justiça e retidão, ele era um homem insensato e sem temor a Deus, com os homens ele não tinha um mínimo de importância! A viúva por certo já devia conhecer a conduta desse juiz sem princípios, mesmo assim, ela vai sempre até ele para que julgue seu adversário e faça justiça. Como uma mulher sabendo que o juiz era corrupto e sem caráter, fica constantemente insistindo para que ele faça justiça? Pois bem, esse juiz, decidiu julgar a causa dessa viúva, que para que ela parasse de atormentá-lo! Em caráter, ela teve êxito na sua petição mesmo sabendo que o juiz não tinha índole para julgar a sua causa. E Jesus, usa como exemplo este juiz e a viúva, fazendo uma pergunta retórica aos seus discípulos: ´´Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite? Continuará fazendo-os esperar? ´´  (Lc 18.7). 


O cristão não pode desfalecer e deixar de orar! Ele tem que continuar seu clamor, a sua petição até que Deus lhe conceda o desejo do seu coração. Se um juiz que era mau fez justiça a uma viúva, quanto mais Deus que zela e cuida dos seus escolhidos? Pois está escrito: Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão. Provérbios 8:17

Deus concederá justiça a seus filhos oram. 







O propósito de Ana



E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. 1 Samuel 1:11


Ana era uma mulher estéril, todos os anos ela ia com seu marido Elcana e sua rival Penina para o templo em Siló para oferecer sacrifícios! Penina constantemente a irritava, por causa da esterilidade de Ana, e Ana, ela ao invés de revidar as afrontas, ela simplesmente orava a Deus caindo aos prantos com a alma amargurada. De tanto que se humilhava em oração no templo foi confundida pelo sacerdote de estar embriagada, porque ao invés de sair palavras de suas orações, apenas seus lábios se moviam sem sair eco da sua voz! Seu sofrimento era tanto que além de ser estéril tinha que escutar as irritações e zombarias de Penina. Ana propôs a Deus um voto de não cortar nem a barba e nem o cabelo da criança, e essa criança seria devolvida para Deus. Quando o menino completou três anos, ele foi levado ao templo para crescer e aprender sobre o sacerdócio. A criança que veio de uma mulher estéril, se tornou sacerdote na casa do Senhor, foi profeta e juiz de Israel. E Ana, que antes era estéril, se tornou mãe de sete filhos! E Penina que tinha muitos filhos? Se tornou uma mulher sem vigor (1Sm 2.5). 


Naquele tempo em que Eli e seus filhos Hofni e Finéias eram sacerdotes, os filhos de Eli não andavam em retidão com o Senhor! Os filhos de Eli, sendo eles sacerdotes, pecavam e se tornavam desprezíveis diante de Deus, Eli sendo sacerdote e pai deles, sabendo da perversidade dos seus filhos não repreendia. Quando Ana fez um voto a Deus, este propósito estava alinhado com o plano divino! Ana não pediu um filho a Deus para fazer inveja a Penina, Ana não pediu um filho só por ter, Ana não pediu um filho para o chamá-lo de filho, pelo contrário, Ana pediu a Deus um filho para que ele crescesse no templo e servir a Deus, e Deus aprovou isso, uma mulher que era estéril se tornou parte do propósito divino de Deus. Deus limpou toda sujeira que havia no templo, o pecado de Eli e seus filhos. Samuel julgou Israel com retidão, foi Juiz e profeta, foi o responsável a constituir o primeiro rei em Israel chamado Saul, foi este mesmo sacerdote que ungiu a Davi como rei, a qual veio Cristo Jesus da linhagem de Davi. Um pedido, um propósito! O ´´Pedi, e dar-se-vos-á´´ (Peçam, e lhes será dado) se estiver alinhado a um propósito divino? Creia que Deus irá concretizar! Pois esta é a vontade de Deus para te abençoar. A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável (Rm 12.2). 


Elcana significa ´´Deus conquistou´´ Ana significa ´´graça´´


Siló estava localizada de maneira central cerca de 48 km ao norte de Jerusalém. Era o local a qual Josué dividiu a terra entre as tribos (Js 18.1-10). (Ex. do tópico Mateus 5.23-24 a qual os viajantes viajavam 150 km para ofertar).


A porção digna (porção dupla ou porção excelente) era a quantia da herança que o primogênito recebia (Dt 21.17). Um dos motivos do porque da Penina irritar Ana! Não porque ela era estéril, porque ela recebia herança que era destinada ao primogênito, mesmo Ana sendo estéril. 



Autor: Rafael Vitor


Deixe seu comentário abaixo ele é de suma importância!



Adquira já meu livro: Comentando Colossenses



Pastor Renato Torres, indica o Livro Comentando Colossenses.



Gostou? Deixe seu comentário abaixo.

Comentários

  1. Amém! Deus continue te usando poderosamente, meu amor! 🙏😌🥰

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

GUNNAR VINGREN E A VOZ DE DEUS

O Profeta e suas queixas

PROVANDO A TRINDADE