2 Timóteo

 


Propósito da Epístola

౹౹ Timóteo é a última carta do apostolo Paulo escrita na sua prisão em Roma. Essa Epístola contém as últimas palavras de Paulo para jovem ministro do evangelho. O apostolo agora faz um apelo, para que o jovem Timóteo visite ele em Roma na prisão, pois, já sabia que o fim lhe aguardava. Antes de ser morto por Nero, Imperador Romano, Paulo mesmo estando preso abatido emocionalmente, encoraja Timóteo para não se envergonhar do evangelho, mas sofrer por ele, colocando em prática tudo que aprendeu com ele. Nesta carta Paulo da instruções a Timóteo para corrigir as falsas doutrinas e os falsos Cristões! Exorta-o sobre os males e as corrupções dos últimos dias. Paulo aconselhou Timóteo a desenvolver o seu relacionamento com Deus e a servi-lo fielmente. Sabia que Timóteo enfrentaria muitos problemas como um líder da igreja. Por isso, o encorajou a perseverar. O apostolo desafiou o jovem ministro a ser fiel nas suas tarefas, a usar os dons que Deus lhe tinha dado, a apegar-se à verdade da palavra de Deus, a ensinar os outros e a estar disposto a sofrer por Cristo.


Data


Após ser liberado da prisão de Roma descrita em Atos 28, Paulo, aparentemente, viajou para a região leste do Mediterrâneo (1 Tm 1:3; 3:14; Tt 1:5; 3:12). Durante esse tempo, Paulo escreveu  1 Timóteo e Tito, provavelmente entre 62 e 65 d.C. Após esses acontecimentos, ele foi preso novamente e nesse período escreveu 2 Timóteo. A tradição da igreja diz que Paulo foi executado pelo Imperador Romano Nero. Uma vez que Nero cometeu suicídio em junho 68 d.C., e Paulo pediu para Timóteo ir ter com ele ´´antes do inverno´´, essa última Epístola deve ter sido escrita antes do outono de 67 d.C. (2 Tm 4:21). A data mais provável é entre 66 e 67 d.C.


౹౹ Timóteo se divide em cinco tópicos


Ⅰ. Saudações 2:1-2

Ⅱ. Encorajamento a Timóteo 1:3-18

1) Reacender o dom 1:3-7

2) Compartilhar no sofrimento 1:8-14

3) Prestar atenção em exemplos, bons e maus 1:15-18

Ⅲ. Orientações a Timóteo 2:1-26

1) O chamado à perseverança 2:1-13

2) O chamado à concentração no que é essencial 2:14-26

Ⅳ. Os últimos dias 3:1-17

1) Suas características 3:1-9

2) A proteção de Timóteo 3:10-17

Ⅴ. Instruções finais 4:1-22

1) Uma exortação solene 4:1-5

2) As circunstâncias e perspectivas de Paulo 4:6-18

3) Saudações finais 4:19-22


Ações de graças


2 Timóteo 1

3. Dou graças a Deus, a quem desde os meus antepassados sirvo com uma consciência pura, de que sem cessar faço menção de ti em minhas súplicas de noite e de dia;

4. e, recordando-me das tuas lágrimas, desejo muito ver-te, para me encher de gozo;

5. trazendo à memória a fé não fingida que há em ti, a qual habitou primeiro em tua avó Loide, e em tua mãe Eunice e estou certo de que também habita em ti.


Loide e Eunice | Cultivadoras da fé


Eunice era Judia que tomou para si a responsabilidade de ensinar a seu filho Timóteo as Escrituras Sagradas, fazendo-o sábio para a salvação da fé ( 2 Tm 3:15). Seu marido era um gentio grego que, provavelmente, havia morrido durante o primeiro anos de vida de Timóteo. De qualquer forma, não há evidências de que seu marido se importasse em ter com um coração perfeito diante de Deus.

Dois fatores moldaram a vida de Timóteo. Desde muito cedo, sua devota mãe e sua fiel avó Loide, influenciaram sua vida. Involuntariamente, elas o prepararam para o chamado de Deus para salvação e, então, para o ministério, ensinando-lhe a palavra de Deus ( 2 Tm 3:15). Mais tarde, quando adulto, ele ouviu a confirmação da mensagem do evangelho, a qual, primeiramente, habitou em sua mãe Eunice e em sua avó Loide ( 2 Tm 1:5).

Durante a primeira viagem missionária do apostolo Paulo, por volta de 46 d.C, Eunice e Loide se converteram a Cristo em listra. refletindo uma fé verdadeira (v.5) elas viveram aquilo em que acreditavam.  Paulo afirmou que a mesma fé da mãe e da avó de Timóteo, estava no próprio Timóteo, deixando Paulo alegre. A fidelidade da mãe e da avó à verdadeira doutrina, fundamentada na palavra de Deus e mantida pelo espirito santo, não era facilmente abalada.

Eunice e Loide são exemplos preciosos. As mulheres podem conhecer a palavra de Deus e ensiná-la fielmente a seus filhos. Assim como Eunice e Loide, elas podem nutrir cuidadosamente a verdadeira fé e ser diligentes a fim de possuir a sã doutrina. Elas podem incutir a piedade em seus filhos, em vez do materialismo, e a semelhança com Cristo, em vez do egocentrismo. Eunice e Loide são testemunhas vivas de que nada na vida de uma mãe é mais importante do que ter uma fé pessoal e vibrante diante de seus filhos.

Fonte: A bíblia da mulher


Compartilhar no sofrimento 1:8-14


2 Timóteo 1

6. Por esta razão te lembro que despertes o dom de Deus, que há em ti pela imposição das minhas mãos.

7. Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.

8. Portanto não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa comigo dos sofrimentos do evangelho segundo o poder de Deus,

Entenda os três tipos de timidez

1.    Crônica

A timidez crônica é mais abrangente. A inibição (vergonha) se expande por todas as formas de convivência social. Esse nível de timidez impede de construir novas amizades, falar com pessoas que não conhecem, sente-se insegura diante de autoridades, não consegue falar em público, dificuldades em se relacionar com o sexo oposto e mais.

A pessoa que tem timidez crônica, normalmente, apresenta esses sintomas:

  • Fala em baixo tom;
  • Não olha para quem está falando;
  • Apresenta gagueira ou rubor;
  • Não apresenta expressão corporal;
  • Fica paralisado diante de algumas situações.

2.    Proposital

O grau dessa timidez chega a ser transformado em “sociopatismo erustido”. É uma timidez ao extremo. A pessoa que tem essa condição complexa tem vergonha da sua própria pessoa. Ela é considerada um misantropo, são pessoas que tem aversão à humanidade, preferem viver no isolamento pleno, são antissociais e introvertidas. Vivem no seu “mundinho” com as suas próprias coisas. Normalmente, elas têm forte tendência à ansiedade.

3.    Situacional

Esse tipo de timidez ocorre apenas em situações que requerem da pessoa uma segurança maior, acontece pontualmente. Entenda melhor: nesse caso, a pessoa consegue interagir com os amigos e familiares, mostrar seu ponto de vista, questionar, perguntar, porém, não consegue falar diante de um público.

Fonte: Professor. Alcides Schotten 

A timidez pode facilmente degenerar para uma covardia que se expressa na relutância de testificar ou sofrer a favor do evangelho, ou de ser identificado com o apostolo do testemunho dado a mensagem em si. Envergonhar-se da mensagem conduziria ao fracasso no testemunho, mas ele pode contar sempre com o fortalecimento interior por meio do poder de Deus. 

A timidez de Timóteo pode ser identificada como a ´´Proposital´´ uma pessoa que tem vergonha de si mesmo, que prefere viver no isolamento. O apostolo Paulo em suas palavras encoraja ao jovem ministro a não se envergonhar do evangelho de Cristo Jesus,  mas sim ser sofredor junto com ele, a qual Paulo estava preso por causa do seu chamado que era anunciar a mensagem da cruz. Timóteo demostra ter vergonha por causa de Paulo que estava preso, e não uma timidez de infância conhecida como ´´Crônica´´. O jovem ministro se deixou levar pelas circunstâncias, pode ser pelo momento de fraqueza ou pelo fato de sentir vergonha de Paulo, que estava preso. 

Talvez Timóteo em suas ministrações não teria mas referência para pronunciar em Éfeso, a respeito de Paulo, sendo que toda Ásia já era sabedora da situação atual do apostolo Paulo preso em Roma (2 Tm 1:15), e o jovem Timóteo não tinha mas referencia em ministrar e exortar ali em Éfeso. Circunstâncias ou momento de fraqueza, Timóteo teria que se apegar mensagem da cruz e do evangelho transformador, sua única referência a se espelhar era Cristo Jesus! por mas que, Paulo fosse mestre e doutor da lei, ele estava cumprindo seu papel em servir ao reino, que para chegar a excelência do seu ministério teria que sofrer pelo evangelho, seja em prisões, na vida ou na morte. Timóteo precisava amadurecer nesse aspecto, a suportar as afrontas e perseguição! e usar a Cristo um modelo a ser seguido. O apostolo Paulo instrui a Timóteo a guardar a sã doutrina e a por em prática o que aprendeu. 

Timóteo agora precisa ter a responsabilidade de um líder, o fato dele sentir vergonha, deixava de exercer autoridade pastoral! ele teria que viver o que pregava, essa situação a qual o apostolo Paulo estava preso, fez com que, forjasse ainda mais o carater de Timóteo como um líder, e nessa Epístola Paulo instrui a Timóteo a ter coragem, a sofrer pelo evangelho de Cristo Jesus.


O preço do chamado | medo ou vergonha?


Por muitas das vezes nos acovardamos em fazer a vontade de Deus. O preço do chamado custa caro, mas não ao ponto de substituir o preço pago na cruz do calvário. Deus não erra quando escolhe alguém que seja designado para tal tarefa! erramos por consequência de nossos atos e ações precipitadas. Deus não errou quando escolheu Saul para ser rei de Israel, Saul que escolheu errar por causa da sua vaidade e egoísmo. Saul teve tempo e oportunidade para se arrepender, porém ele não quis. O rei Saul podia levar aquele nação Israelita a ser obediente e somente à adorar o Deus altíssimo. Ele tinha um alto cargo a qual Deus deu a ele, mas ele desperdiçou a oportunidade para fazer a vontade do povo e não a de Deus. O medo que Saul teve em desapontar o povo hebreu, se tornou a sua própria vergonha. Faça a vontade de Deus e exerça seu chamado com excelência! não tenha medo de pessoas ou vergonha do seu propósito, mas tenha sempre em mente que, vale a pena vivenciar e cumprir o chamado de Deus. Aquele que tem vergonha de propagar o evangelho não é merecedor de participar das bodas do cordeiro, e nem  receber do Deus altíssimo o galardão.

Outro paralelo que podemos destacar é, o profeta Jonas, a qual Deus deu uma ordem ele ir até Nínive pregar contra aquela cidade. Jonas por desobediência e covardia optou a seguir outro destino, foi preciso ele passear no ventre do peixe, no abismo das águas profundas para ele se arrepender. Não só teve tempo para se arrepender, como também teve tempo em orar a Deus. Jonas podia vegetar no ventre daquele peixe, ele usou aquela ocasião para refletir se realmente valia a pena em desobedecer a Deus. O profeta Jonas em seu ato de arrependimento, Deus deu outra chance para cumprir o que foi designado pelo Altíssimo, e Jonas, pode pregar para aquela cidade chamada Nínive, a qual levou 120 mil pessoas homens, mulheres, crianças e jovens, até o próprio rei a se arrepender dos pecados . Literalmente, Deus não erra! nós que acovardamos em fazer a sua vontade, seja por medo, ou vergonha.


Sobre Onesíforo


Paulo apresenta nesta carta, a lealdade de Onesíforo. Provavelmente Paulo e Timóteo tinham se beneficiado da ministração de Onesíforo em Éfeso (v. 18), mas tinha sido uma coisa ele auxiliá-los, e outra totalmente diferente identificar-se Paulo em Roma. Não tendo ilusão alguma acerca do perigo muito real incluído nisso, mesmo assim agiu com coragem. Parece que foi com dificuldade que finalmente conseguiu achara Paulo (v. 17), mas ele estava determinado a encontrá-los e, tendo feito isso, mostrou que não tinha vergonha alguma das correntes de Paulo. Muitas vezes me reanimou: É o tributo do apóstolo veterano a esse viajante desconhecido. Misericórdia agora sobre sua família (v. 16), e misericórdia sobre Onesíforo naquele dia (v. 18, e v. 12) é a oração de Paulo que expressa seu desejo. As referências à sua casa no v. 16 e em 4:19, e à misericórdia [...] naquele dia levaram alguns estudiosos a conjecturar que Onesíforo estivesse morto na época em que a carta foi escrita. A lembrança dessa corajosa amizade ainda comove Paulo e fornece exatamente o exemplo de que ele precisa para ilustrar o seu apelo a Timóteo. 

Fonte: Comentário Bíblico Bruce


Orientações a Timóteo | O chamado a perseverança 2:1-13


O apostolo Paulo pede a Timóteo para que ele designe outros homens capazes para ensinar. Essa posição de Paulo era que Timóteo dividisse sua carga, compartilhar com outros a responsabilidade em propagar o evangelho.

Suportar o peso e o preço do chamado não é uma tarefa fácil, essa tarefa não compete a homens meninos! mas sim, à homens irrepreensíveis e responsáveis que obedece com diligência o chamado de Deus. 

Paulo usa como exemplo três modelos a ser destacados;

Soldado Ele não envolve sua vida pessoal ou questões familiar no seu propósito na sua missão! mas, cumprir o que foi designado e ordenado pelo seu superior.

➤ Equilíbrio emocional e responsabilidade.

Atleta Tem o titulo, porém para ele ser reconhecido como vencedor, terá que cumprir as regras como competidor, se vencer? será coroado.

➤ Esforço e persistência!

Lavrador É o que cuida das lavouras (plantio) e trabalha ardiomente no sol castigante! esse pelo esforço do seu trabalho e cuidado, terá a oportunidade em comer do primeiro fruto. 

➤ Cuidado e perseverança!


O chamado à concentração no que é essencial 2:14-26


Paulo pede a Timóteo ser diante de Deus e dos homens (pessoas), ser um obreiro aprovado perante Deus, e exercer o que foi lhe designado, afastando-se das conversas tolas e profanas, que leva a impiedade. O ensino de Himeneu e Fileto estava indo contra a verdade, Paulo testifica isso como um câncer, eles estavam pregando ali em Éfeso que a ressureição já tinha acontecido. Paulo faz questão em mencionar esses dois hereges que contradiz a verdade enganando as pessoas. Paulo põe isso escrito na sua carta, que muitas pessoas estavam sendo iludidas por esses dois homens. 

A primeira carta a Timóteo e segundo Timóteo, e Tito, o apostolo Paulo faz um apelo, a combater as heresias e os ensinos dos falsos mestres. Neste século presente não é diferente! vivemos um tempo em que pessoas não gostam de buscar a verdade, não se dedicam ao chamado, não pegam a bíblia para estudar e meditar. Mas querem está em cima de um púlpito pregando o que não sabem, pervertem o conhecimento das pessoas com palavras tolas, e ensinos que não condiz com as Escrituras Sagradas. 

Obreiro, chamado e separado; não se desvie da verdade! mas tenha convicção e zelo pelo qual você foi escolhido. À muitos que se desviaram da verdade em troca por coisas terrenas, outros que optaram abandonar o evangelho genuíno em busca de prazeres mundanos. Existem aqueles que se auto denominam lideres, fazem da igreja comércio, eles não estão preocupados com almas que está aprisionadas por satanás, sua única preocupação esta em preencher suas cantas bancárias. Homens que destorcem a mensagem do evangelho para atrair pessoas. Fujam deles! pois são esses que pregam doutrinas de demônios.


A impiedade dos últimos dias 3:1-9


A referência ´´ último dias´´ indica os dias que Timóteo ainda irá presenciar. O apostolo Paulo é bem claro em suas palavras ao descrever as características das pessoas perversas, com perfis e qualidades desagradáveis que cometem a iniquidade. O jovem ministro deve se afastar dessas pessoas reprováveis, tem aparência de piedade mas negam a cristo e o seu poder. Essas pessoas Paulo descreve que tem o único objetivo em suas mentes perversas; Conquistar mulheres frágeis de sentimentos! essas mulheres poderiam ser mulheres solteiras ou divorciadas. Paulo alega que elas estavam sempre aprendendo mas nunca conheceram a verdade em seu coração e nas suas mentes. As mulheres tinham a liberdade em participar das reuniões (doutrinas) nas sinagogas, tinham a liberdade em fazer cultos domésticos, mesmo assim, a verdade não penetravam em seus corações, Seus desejos falavam mais alto que qualquer outra palavra que às instruíam. Paulo estava falando para Timóteo, tanto homens e mulheres ambos conheciam a verdade, mas, se deixavam ser levados por prazer e sentimentos mundanos. Frequentava igrejas mas seus corações cobiçava o que desagravam a Deus. Timóteo como ministro e ancião deveria se afastar dessas pessoas, para ele não se contaminar.


Dias atuais | Tempo presente  


Por mais que Paulo referisse ´´último dias´´ no tempo de Timóteo e do próprio Paulo, no atual século presente as coisas não mudaram. Vivemos em sociedade (pessoas) que são ainda piores do que aquele tempo em que Paulo descreveu a Timóteo. O mundo em si, vive no maligno praticando a iniquidade e os desejos da carne. Em algumas igrejas há lobos disfarçados de ovelhas, e mulheres mesmo que frequentem os cultos (templos), elas não tem temor a Deus. Obreiros que deveriam se dedicar na obra de Deus, estão com suas vidas enroladas e embaraçadas com os prazeres da carne. 

São por causa dessas pessoas que praticam a iniquidade com pecados encobertos, que muitos se afastaram da igreja, abandonaram a cristo por momentos de fraquezas ou por ver pessoas, ao invés de olhar a cristo. É fato, que algumas pessoas não se apegaram a verdade que liberta, optaram a confiar em pessoas que tem o pensamento fraco e terreno, que tem o coração enganoso. Se afastar da igreja e abandonar a cristo por causa de algo ou alguém, isso não é desculpas para se desviar do caminho da verdade! pessoas que usam isso como desculpas, é um pretexto que usam para justificar seus pecados, isso apenas demostra que em suas mentes e seus corações já aniquilavam em fazer o mal. Outro sim, que vivem dentro dos templos com pecados encobertos serão julgados no juízo final pelos seus atos pecaminosos.


Verso 9. Janes e Jambres; Os historiadores acreditam que são os magos que serviam a faraó no Egito, foram eles que, também transformaram a vara em serpentes na presença de Moisés e Arão.


A recomendação de Paulo a Timóteo 3:10-17


2 Timóteo 3

14. Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,


Diante dos obstáculos a enfrentar, Timóteo deve guardar com zelo o que aprendeu! mesmo em tempos difíceis vivenciando em seu ministério pessoas profanas e perversas cheias de iniquidades e avarezas, pessoas com ideologias e mitos tolos, pregando heresias, Timóteo deve sempre guardar o que aprendeu e combater os falsos ensinos. Ele também deve se afastar de pessoas mesmo que conheçam a verdade mas não praticam, para não ser influenciado por essas pessoas de condutas malignas. 


Antioquia, Icônio e Listra foram as cidades que Paulo visitou em sua primeira viagem missionária. Portanto, ao buscar exemplos de seus sofrimentos, o apostolo dos gentios falou de sua obra missionária mais antiga. Alguns se perguntam por que Paulo falou de algo que acontecera há muito tempo, principalmente porque isso foi antes de Timóteo acompanhá-lo. Contudo, Listra era a cidade natal de Timóteo, então ele provavelmente sabia o que aconteceu com seu companheiro ali. Na verdade, Paulo esta dizendo: ´´Timóteo, desde suas lembranças mais antigas de mim, você sabe o que esse sofrimento faz parte do trabalho do evangelho´´. Fonte: Bíblia de estudo King James


A fidelidade e o zelo na pregação 4:1-5



2 Timóteo 4

2.Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.

3.Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.


Timóteo conhecia as escrituras (2 Tm 3:15) desde a sua infância, por influencia de sua mãe e sua avó! e através desses ensinamentos fez com que contribuísse para o conhecimento do jovem ministro. Paulo teve uma parcela influencia também, a qual levou seu filho na fé a ter crescimento espiritual. Timóteo foi carregado nos braços, bebeu do leite materno, mas agora, já adulto e separado pro seu ministério, é preciso deixar de lado as coisas de menino, e a encarar a realidade a sua volta. O desafio do jovem ministro não é uma tarefa fácil, pois, ele terá que estar preparado para pregar, a tempo e fora de tempo, corrigindo e exortando com paciência a sã doutrina. 

A verdade que liberta, a palavra que penetra o coração, a mensagem da cruz faz o pecador de arrepender, e o poder de Deus que transforma; haverá pessoas que não suportarão essas verdade, a sã doutrina! essas pessoas estão em buscas de placas de igrejas e doutrinas que massageie seus egos. Doutrinas frouxas, que mais levam o pecador ao inferno do que tira-los antes que caiam. 


O apóstolo prevê o seu martírio 4:6-8 


2 Timóteo 4

6. Quanto a mim, já estou sendo derramado como libação, e o tempo da minha partida está próximo.

7. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.

8. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.


As cinco coroas e seus respectivos prêmios



1. A coroa incorruptível 
Para aqueles que se empenham em pregar o evangelho de cristo!
1 Coríntios 9:25-27

2. A coroa da justiça 
Recompensa daquele que é fiel e anseia a volta de de cristo!
2 Timóteo 4:8

3. A coroa da vida
Para aqueles que suportarem com perseverança as provações e que creram em Jesus até a morte!
Tiago 1:12; Apocalipse 2:10

4. A coroa da glória
Aos que pastorearem com amor e boa vontade o rebanho de cristo!
1 Pedro 5:1-4

5. A coroa da alegria
Para aqueles que ganharem almas pra Jesus!
Filipenses 4:1


Paulo sabia a hora da sua morte (´´minha partida´´) estava próxima. Ele incisivamente retratou isso por meio da descrição de uma liturgia Judaica. A última parte da oferta do sacrifício. Paulo via seu ministério como uma oferta ao senhor (Rm 15:16; e Fl 2:17), e sua morte seria o ato final do sacrifício.

Que seja ministro de Jesus Cristo para os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que seja agradável a oferta dos gentios, santificada pelo Espírito Santo.
Romanos 15:16

Contudo, mesmo que eu esteja sendo derramado como oferta de bebida sobre o serviço que provém da fé que vocês têm, o sacrifício que oferecem a Deus, estou alegre e me regozijo com todos vocês. Filipenses 2:17

Recomendações finais 4:9-22


Procure vir logo ao meu encontro,

pois Demas, amando este mundo, abandonou-me e foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia, e Tito, para a Dalmácia.

Só Lucas está comigo. Traga Marcos com você, porque ele me é útil para o ministério.
Enviei Tíquico a Éfeso.

Quando você vier, traga a capa que deixei na casa de Carpo, em Trôade, e os meus livros, especialmente os pergaminhos.
2 Timóteo 4:9-13

Traga a capa, e os meus livros, especialmente os pergaminhos! Mesmo Paulo estando preso, ele não se apartou da verdade e da palavra, ele pede a Timóteo que quando ele vier, traga sua capa e seus livros e pergaminhos. Paulo mestre e examinador das leis Judaicas, nos traz uma grande lição a nos ensinar! Primeiro ponto, é que ele mesmo sabendo das escrituras e das leis, instruído em todo qualquer entendimento na sua dupla cidadania (Judeu, nascido em Tarso, Capital da Cilícia, Província Romana situada na Ásia Menor, possuía cidadania romana), ele estando preso, não deixou de ler e estudar! ele sempre procurou com zelo em examinar as escrituras. Paulo tinha motivos para dar qualquer desculpas para dar a si mesmo, para que ele abandonasse seu ministério e fé estando na sua situação atual beira da morte e preso como um pássaro. Suas epístolas nos traz grandes ensinamentos, e exemplos de fé e perseverança a ser seguido. 


Pessoas sem conhecimentos bíblicos


Hoje que mais presenciamos são pessoas que autodenominam profetas, pessoas sem conhecimento da palavra de Deus! esses são verdadeiros inimigos da verdade que, estão em busca de fama e dinheiro, extorquindo outras pessoas que também não examinam as escrituras. 

Irei destacar, os seguinte temas que eles mais usam para atrair pessoas em suas redes sociais ou convites.

  1. Live da benção
  2. Culto da vitória
  3. Culto da revelação
  4. Chave da vitória
  5. Culto da libertação
  6. Live profética
Você cristão temente a Deus e conhecedor da palavra, fuja dessas pessoas e desses convites diabólicos, são doutrinas de demônios! de pessoas que não dedicam sua vida em ler e examinar as escrituras, mas querem esta na internet dando profetadas usando o nome de Deus para justificar suas atitudes mentirosas e pecaminosas. 

Se você quer ouvir a voz de Deus ou procura dele uma resposta? comece a ler a bíblia e a meditar na palavra do senhor, dobre seus joelhos e faça como Ana, que orava constantemente em busca de uma benção da parte de Deus! fuja desses falsos profetas que não tem comunhão com Deus e quer viver sua vida na internet dando profetadas falando o que Deus não mandou falar.

  • Live da benção isso não existe, é enganação!
  • Culto da vitória sua vitória esta em buscar a Deus,  pedir e confiar somente nele!
  • Culto da revelação para Deus quere revelar algo da parte dele, ele não tem dia e nem ocasião específica!
  • Chave da vitória 66 livros da bíblia nenhum deles menciona que Deus vai da chave da vitória alguém, pura baboseira e enganação. A exceção de alguns versículos usam palavras metáforas para designar algo da parte de Deus. Veja alguns versículos sobre chaves.

E porei a chave da casa de Davi sobre o seu ombro, e abrirá, e ninguém fechará; e fechará, e ninguém abrirá.
Isaías 22:22

E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.
Apocalipse 20:1

Ai de vós, doutores da lei, que tirastes a chave da ciência; vós mesmos não entrastes, e impedistes os que entravam.
Lucas 11:52

E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.
Apocalipse 1:18

E o quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo.
Apocalipse 9:1

E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.
Mateus 16:19

E, esperando até se alarmarem, eis que ele não abria as portas da sala; então tomaram a chave, e abriram, e eis ali seu senhor estendido morto em terra.
Juízes 3:25

E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:
Apocalipse 3:7

A referência de Mt 16:19 Jesus estava falando para Pedro que tudo que ele pedisse a Deus seria feito! Quando Jesus diz, portanto, ele dará a Pedro as chaves do reino dos céus, ele quer dizer que ele fará dele o instrumento de abrir a porta da fé ao mundo, o primeiro a pregar o evangelho a judeus e gentios. Isso foi feito, Mateus 18:18 . A única preeminência, então, que Pedro teve foi a honra de primeiro abrir as portas do evangelho ao mundo.

Culto da libertação Quando Deus quer libertar alguém, as paredes elas não vão impedir, ou dar passagem para o manifestar do poder de Deus. Jesus curou na sábado, deu autoridade para expulsar demônios! o poder de Deus não é limitado a homem ou templos.

Live profética com toda certeza quem inventou isso é um desocupado! não tem temor a Deus e nem conhecimento das escrituras. É preciso tomar cuidado com esses tipos de pessoas, são perigosas ao ponto de mexer com os sentimentos de algumas pessoas com mentiras! algumas são tão picaretas que vasculham a rede social da vitima e começam a falar asneiras dando profetadas, falando mentiras e blasfêmias. São descarados ao ponto de vender orações em troca pix (transferência bancária), entregam profecias em troca de algo de valor! não conhecem a Deus e nem a sua verdade que transforma.


Conclusão


Apesar de todos terem abandonado o apostolo Paulo, Cristo nunca o abandonou e nem desamparou! sua prisão e sua morte, nos mostra como é sofrer por amor ao evangelho. Nero achou que matando Paulo iria calar a igreja e os cristões daquela província. A igreja de Cristo tem crescido cada vez mais! jogar os Cristões na arena para ser devorados por leões, perseguir e matar, não foi o bastante. A igreja esta alicerçada em cristo, e é, ele que nos mantém de pé, combatendo com fé e pregando o evangelho aos que tem sede da palavra. 


Autor: Rafael Vitor

links 👉 Importantes


Adquira já meu livro: Comentando Colossenses



Pastor Renato Torres, indica o Livro Comentando Colossenses.




Deixe seu comentário abaixo! 👇









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUNNAR VINGREN E A VOZ DE DEUS

O Profeta e suas queixas

PROVANDO A TRINDADE