A mulher Sunamita!
A mulher que exerceu controle emocional em meio aos problemas!
Assim ela partiu para encontrar-se com o homem de Deus no monte Carmelo. Quando a mulher se aproximava do monte Carmelo, Eliseu a viu à distância e disse a Geazi: “Veja quem vem lá! É a sunamita!
A história dessa mulher sunamita, a bíblia relata que, o profeta Eliseu durante as suas viagens passava pelo caminho a qual estava a casa dessa mulher! Ela era uma mulher rica, tinha condições financeiras. Todas as vezes que o profeta Eliseu passava, ele tomava refeição na casa dessa mulher. Certo dia ela conversando com seu marido, lhe propõe a construir um quarto para Eliseu, para que, toda vez que o homem de Deus passasse por aquele caminho ele pudesse se hospedar ali. O marido então concorda com sua esposa Sunamita, então, constrói um quarto e neste aposento coloca uma cama, mesa, cadeira e lamparina.
''Vamos construir lá em cima um quarto'' Neste versículo nos mostra que está mulher tinha um dialogo sadio com seu marido! Antes dela tomar qualquer atitude dentro seu lar, ela consulta primeiro o cabeça da casa. Quantas esposas tem destruídos seus lares por atitudes precipitadas? Quantos casamentos, famílias tem sido alvo de discursão por motivos banais, que poderia ter-se resolvido com uma simples conversa?. Quando a mulher Sunamita diz: ''Vamos construir'', indica que nada pode-se resolver sozinho questões matrimoniais, em outras, uma conversa entre o marido e a esposa para que se cheguem a um acordo.
O profeta Eliseu querendo retribuir como gratidão a hospitalidade, pergunta a mulher sunamita o que ele poderia fazer em benefício a ela, em suas palavras ele diz: olha você fez todo esse esforço e trabalho por nós, o que podemos fazer a você? Quer que eu interceda ao rei ou ao comodante do exército? Essa mulher responde; que estava bem em viver no meio do seu povo. Algumas horas depois, Eliseu chama seu servo Geazi, e pergunta o que poderia fazer como forma de gratidão para aquela mulher? Geazi lembra que esta mesma mulher, não tem nenhum filho e que, seu marido já era velho de idade! Eliseu então pede pra que seu servo Geazi chame-a mais uma vez, e lhe diz: daqui a um ano você terá um filho! Mesmo Eliseu liberando a profecia para aquela mulher, ela não acreditou, porque seu marido já era velho, aos olhos dela isso era praticamente impossível.
Passado um ano, esta mesma mulher que recebeu a profecia, teve seu filho! A profecia se cumpriu. Certo dia o seu filho já estando jovem, ele estava no campo com seu pai e empregados, este moço sente uma forte dor na cabeça, gritando por seu pai; Ai, minha cabeça! Ai, minha cabeça! seu pai, vendo que seu filho não estava bem, pede para que, um de seus empregados levem seu filho até sua mãe (Sunamita). Esta mulher presencia a morte do seu filho, no seu próprio colo! Contendo seu sofrimento e angustia, ela lembrou do profeta Eliseu, o mesmo que tinha profetizado a vinda do seu filho. Ela coloca seu filho morto no quarto, na cama do profeta, vai até ao seu marido e pede um servo e uma jumenta para encontrar com Eliseu! Seu marido questiona, que não era sábado e nem lua nova para ir visitar o profeta, mesmo assim, ela responde: ´´vou e volto logo, não se preocupe´´.
''Não é Sábado e nem Lua nova'' O esposo da mulher Sunamita transmite esse questionamento à sua esposa! Dar-se a entender que por mais este homem vivesse o milagre de ter um filho na sua velhice, sua crença estava ligada à astros celestes. Veja o que diz em 2 Reis 23.5: E eliminou os sacerdotes pagãos nomeados pelos reis de Judá para queimar incenso nos altares idólatras das cidades de Judá e dos arredores de Jerusalém, aqueles que queimavam incenso a Baal, ao sol e à lua, às constelações e a todos os exércitos celestes.
O rei Josias deu ordem para eliminar do templo do Senhor, utensílios feitos para Baal e Aserá! Além disso, eliminou até os sacerdotes que viviam dentro do templo oferecendo adoração para deuses pagãs. ''Não é Sábado e nem Lua nova'' pode indicar que este marido da Sunamita, achou que ela ia oferecer sacrifícios a ídolos, mas que na verdade essa mulher sabia muito bem em quem ela confiava, no Deus altíssimo.
Ela mandou selar a jumenta, e disse ao servo: "Vamos rápido, só pare quando eu mandar". 2 Reis 4:24 Esta mulher tinha um propósito! Essa mulher tinha um objetivo! Essa mulher Sunamita, tinha foco. Existe muitas pessoas, famílias, casais, querem até êxito no progresso de sua vida, seja na conquista de uma casa, conquista de cursar a faculdade, mudar de emprego ou ganhar uma promoção no trabalho, apenas só querem! Porém não tem foco e nem objetivo, até desejam, mas não fazem o mínimo de esforço para conseguir ou conquistar algo. A mulher Sunamita poderia preparar o funeral do seu filho, poderia organizar o cortejo para o luto, mas diferente de muitas pessoas, esta mulher estava decidida em busca do seu maior milagre, a vida do seu único filho de volta. ''só pare quando eu mandar" mantenha o foco! Não deixe que as lutas dessa vida venha te fazer para na caminhada. Faça como fez está mulher, que ao invés de se desesperar, ela manteve equilíbrio emocional dentro do seu lar em busca de vivenciar seu milagre.
Assim que selou seu jumento ela vai ao encontro do profeta Eliseu, a qual, este, estava no monte Carmelo. Da cidade de Suném até o monte Carmelo, era uma distância cerca de 30km essa mulher tinha um problema dos grandes! Praticamente impossível de se resolver aos olhos humanos, ela não mediu esforço ou distância para encontrar-se com o homem de Deus, pois, ela sabia que mesmo seu filho estando morto, podia ainda haver uma esperança. Como devia estar o coração e a esperança dessa mulher? Sabendo que seu filho estava morto, acreditar que poderia acontecer algo improvável? Me apego neste exato momento a esse versículo; ´´Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos´´ (Hb 11.1). A fé, a esperança dessa mulher é algo inacreditável! Pois, ela mesmo presenciou a morte do filho, e mesmo assim, ela acredita que há esperança para voltar a vida.
Recapitulando.. quando ela vai ao encontro de Eliseu, ele ver ela de uma longa distância e fala: olhe é a mulher sunamita! Eliseu pede pra que seu servo Geazi vá ao encontro dela, e pergunte se vai bem com ela e seu marido, se vai bem com seu filho. A resposta dessa mulher, por incrível que pareça foi; ''vai tudo bem'' Chegando ao local em que o profeta estava, ela agarra seus pés e cai aos prantos e choros, Geazi vendo isso tenta afastar essa mulher, mas, Eliseu sabia que não ia nada bem com ela, e pede pra que deixe ela em paz. Eliseu viu que a mulher estava angustiada, e o Senhor não lhe tinha revelado nada sobre ela, da sua situação atual! A sunamita indaga ao profeta se por acaso tinha pedido algum filho, para que dê falsas esperanças, pois, seu filho estava morto, era o único herdeiro e alegria da família.
O profeta então, pede pra que Geazi pegue seu cajado e deite sobre o rosto do menino! E se, ele encontrasse alguém não cumprimentasse e se, alguém cumprimentasse não responda. A sunamita responde para Eliseu: Porém a mãe do menino exclamou: “Juro pelo nome do SENHOR e por sua vida que, se o senhor ficar, não irei”. Então Eliseu acompanhou a mulher. (2Rs 4.30).
Geazi vai na frente e faz exatamente o que Eliseu pede! Porém, ele volta e fala pra Eliseu que nada havia acontecido com o menino. Eliseu chega no quarto onde estava o menino ora ao Senhor e tranca a porta, ele deita por cima do menino morto, boca com boca, olhos com olhos e mãos com mãos, para que o menino ficasse aquecido! Eliseu fez isso por duas vezes, na segunda vez o menino espirra sete vezes e voltado a vida.
O interessante, é que este menino morto espirrou sete vezes! Quando olhamos no contexto bíblico o numero sete significa perfeição. Gênesis 2.2-3 Deus concluiu sua criação no sétimo dia e no sétimo dia ele santificou. Em Gênesis 12.1-3 Deus proferiu sete bênçãos para Abrão! Então, o Senhor disse a Abrão: ― Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa do seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. “Farei de você um grande povo (1) e o abençoarei (2). Tornarei famoso o seu nome, (3) e você será uma bênção (4). Abençoarei os que o abençoarem (5) e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; (6) por meio de você, todos os povos da terra serão abençoados” (7).
Moisés aspergiu o altar 7 vezes com o óleo da unção! “Então Moisés tomou o azeite da unção, e ungiu o tabernáculo, e tudo o que havia nele, e o santificou; E dele espargiu sete vezes sobre o altar, e ungiu o altar e todos os seus utensílios, como também a pia e a sua base, para santificá-las” (Lv 8.10-11).
7 sacerdotes com 7 trombetas deram o sonido ao povo de Israel na conquista de Jericó! “Sete sacerdotes levarão sete buzinas de chifres de carneiros adiante da arca, e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as buzinas. E será que, tocando-se prolongadamente a buzina de carneiro, ouvindo vós o seu sonido, todo o povo gritará com grande brado; e o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá por ele, cada um em frente” (Js 6.4-5).
Deus pediu a Gideão que oferecesse em sacrifício o segundo boi de seu pai de 7 anos, para quebrar a opressão midianita de 7 anos! “E aconteceu naquela mesma noite, que o SENHOR lhe disse: Toma o boi que pertence a teu pai, a saber, o segundo boi de sete anos, e derruba o altar de Baal, que é de teu pai; e corta o bosque que está ao pé dele” (Jz 6.1,25).
Deus faz a mulher estéril ter 7 filhos! “Os fartos se alugaram por pão, e cessaram os famintos; até a estéril deu à luz sete filhos, e a que tinha muitos filhos enfraqueceu” (1 Sm 2.5).
Deus reservou 7 mil israelitas que não adoraram a Baal! “Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou” (1 Rs 19.18).
Naamã foi purificado da lepra após ter mergulhado 7 vezes no Rio Jordão! “Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado” (2 Rs 5.10).
Salomão levou 7 anos para construir a Casa do Senhor! “E no ano undécimo, no mês de Bul, que é o mês oitavo, se acabou esta casa com todas as suas coisas, e com tudo o que lhe convinha; e a edificou em sete anos” (1 Rs 6.38).
Os amigos de Jó permaneceram 7 dias e 7 noites sem dizer uma palavra! “E assentaram-se com ele na terra, sete dias e sete noites; e nenhum lhe dizia palavra alguma, porque viam que a dor era muito grande” (Jó 2.13).
A palavra de Deus é purificada 7 vezes na fornalha! “As palavras do SENHOR são palavras puras, como prata refinada em fornalha de barro, purificada sete vezes” (Sl 12.6).
Foi preciso o menino espirrar sete vezes para que ele abrisse os olhos, para assim ele poder enxergar! O profeta Eliseu teve que debruçar sobre o menino duas vez, ele já estava no estágio de morto, neste sentido, ele estava no âmbito de descanso e seu espírito já não estava mais sobre o seu corpo. Há muitos assim acomodados no seu ambiente, estão estagnados! Não vai pra frente e nem pra trás, não se mexem, não se movem, em outras palavras, estão mortos espiritualmente. É necessário as vezes, alguém chacoalhar! Agitar ou até mesmo pegar nos braços segurar firme, como que diz: acorda pra vida, desperta, levanta, anda, faz alguma coisa, sai do lugar de inercie... Foi no sétimo espirro que o menino voltou a vida! Colocando para fora aquilo que estava lhe incomodando. É necessário colocar para fora tudo aquilo que te impede ter vida, tudo que tira seu animo! Pelo nome que há todo poder no céu e na terra, Jesus Cristo, dê um basta para depressão, ansiedade, medo, angustias e tristezas seja curado de qualquer mazela que atrapalha de viver.
Agora seu filho está com vida! o seu único filho voltou a vida novamente. Está mulher é um exemplo a ser seguido(a), ela demonstra controle emocional em meio aos problemas! Perceba, que no exato momento em que seu filho morre no seu colo, ela segurou o sentimento de perda, de luto e de aflição, ela conteve equilíbrio emocional para o seu marido e seus empregados. Por certo, o correto seria, dar a notícia para seu marido, mesmo assim, ela resolveu ter fé e acreditar no milagre! Ela teve êxito no que acreditou, pois sabia que ainda havia esperança em meio a morte, o que era pra ser luto, se tornou em alegria novamente e o Senhor honrou a fé desta mulher.
- A resposta para seu marido foi: Vou e volto logo! não se preocupe!
- A resposta para Geazi foi: Vai tudo bem! (Vai bem comigo, vai bem com meu marido, vai bem com meu filho).
A sunamita estava com seu filho já morto, como alguém diante de tal problemas pôde confortar o seu marido? E falar para alguém que, com ela e sua casa e sua família, vai tudo bem? Não, não estava nada bem com ela! Uma mulher que teve como benevolência para com um estranho, dando hospitalidade para dois homens desconhecidos, que, naquele tempo as hospedarias públicas eram precárias, ou inexistente. Agora ela se depara com uma situação fora do seu controle, ela poderia culpar a Deus a sua situação, agiu de bondade para com profeta e teve que passar por está terrível situação desesperadora. O seu dinheiro, sua riqueza não pôde trazer de volta a vida do seu filho! De fato, as coisas terrenas não compram o sobrenatural de Deus, em outras palavras, a sua influencia e seu dinheiro não é nada diante de Deus, pois, ele é o dono da vida, e a sua vontade é boa, perfeita e agradável (Rm 12.2), e nada pode subestimar o poder de Deus. A sunamita poderia ficar se lamentando procurando algum culpado, ao invés disso, ela montou seu jumento e percorreu 30km em busca de uma solução para o seu problema! Afinal mãe é mãe, diante de algo improvável e impossível, ela conseguiu obter de Deus o milagre. A sua a fé em Deus á motivou, pois ela sabia que, mesmo antes do seu filho nascer, era impossível ter filho com a idade do seu marido já velho, mesmo ela duvidando da profecia de Eliseu, após um ano teve seu filho! A impressão da qual tenho é, ela duvidou de Deus a primeira vez, e na segunda vez, ela teria que exercer a fé e acreditar no seu milagre. Não duvide do poder de Deus, ele pode provar seu caráter em qualquer circunstâncias! Confie e espere pacientemente, e no momento certo ele dará a resposta final para suas causas impossíveis. Fico a imaginar; como ela contaria essa história para seu marido? Em lhe contar que seu único filho morreu no seu colo e, Deus o ressuscitou? Não importa como ela contou, como explicar esse feito sobrenatural para seu marido! O que de fato importa é, que através de uma mulher sabia controlou suas emoções e sentimentos e tudo pôde ser resolvido, por causa da sua admirável atitude de ir em busca do seu maior milagre. Seja uma mulher, um homem sábio diante dos problemas e das dificuldades, deposite em Deus a sua esperança e confiança, exerça a fé que está dentro de você! Pois, através da fé você consegue reverter o impossível, e, é por meio dela que você pode obter a cura, obter as bênçãos, obter de Deus o sobrenatural, tão somente creia no Deus que tudo pode.
Sem fé é impossível agradar a Deus. Qualquer um que quer se aproximar de Deus deve crer que ele existe, e que recompensará aqueles que sinceramente o procuram. (Hb 11.6).
Autor: Rafael Vitor
Veja o vídeo do meu canal sobre a fé!
Deixe seu comentário abaixo! Ele é de suma importância...
Links Importantes: (Clique Aqui)
Adquira já o meu livro: Comentando Colossenses
Gostou? Deixe seu comentário abaixo.
Comentários
Postar um comentário