Carta 1 Timóteo
Introdução
Timóteo é considerado o filho amado do apostolo Paulo gerado na fé! Paulo tem um grande apreço e afeto pelo jovem Timóteo, a qual ele confiou a Timóteo a combater em Éfeso a falsa doutrina e a preservar a sã doutrina. Nesta carta de 1 Timóteo nos traz grandes aprendizados em vários aspectos, uma carta destinada a Timóteo, mas que revela a nós cristões o segredo da; perseverança, da fé, salvação, a sã doutrina, a magnitude do Deus altíssimo revelado por cristo jesus. De fato essa carta é uma carta pastoral, esplêndida para ser extraída no dia a dia, aprendendo e preservando a sã doutrina.
Quem era Timóteo?
O jovem Timóteo era filho de uma mãe Judia e de um pai Grego (At 16:1). Aprendeu com sua avó Loide e sua mãe Eunice a exercitar sua fé (2 Tm 1:5), Desde criança conhece as escrituras (2 Tm 3:15). Timóteo era zeloso pela palavra desde pequeno, isso fez com que, desse testemunho da sua vida aos irmãos de Listra e Icônio, esse foi o motivo do apostolo Paulo leva-lo consigo. Zeloso pelas sagradas escrituras Paulo afirma que pela profecias já estava designado o seu ministério em Éfeso (1 Tm 1:18).
Data
De forma geral, considera-se que as epístolas pastorais tenham sido escritas entre 62 e 67 d.C. A primeira prisão de Paulo em Roma foi, aproximadamente, em 60-63 d.C. (At 28:16-31). Depois disso, evidentemente, ele foi libertado, pois tanto 1 Timóteo quanto a Tito descrevem Paulo viajando livremente para a região oriental do Mediterrâneo, para Éfeso (1 Tm 1:3 e 3:14), Creta (Tt 1:5) e Nicópolis, no mar Adriático oriental (Tt 3:12). Ele escreveu 1 Timóteo e Tito em algum momento desse período de liberdade, provavelmente entre 62 e 65 d.C. Mas tarde, foi preso novamente e, durante esse tempo, escreveu 2 Timóteo. A antiga tradição da igreja sustenta que Paulo foi executado pelo imperador romano Nero, no fim de 67 ou início de 68 d.C. A data mais provável para 1 Timóteo é entre 62 e 64 d.C.
Propósito da carta
O intuito desta carta a Timóteo é instruir o jovem pastor a exercer autoridade ministerial tanto a igreja de Éfeso como também nas escolhas de diáconos e presbíteros. Outro ponto principal era que Timóteo tinha a missão de combater as heresias que estavam entrando nas igrejas, por alguns cristões que acreditavam em fabulas e se consideravam mestres.
1 Timóteo se divide em seis tópicos
1. Saudações (1:1-2)
2. Paulo e Timóteo (1:3-20)
a) Um lembrete da ordem dada (1:3-11)
b) A experiência que Paulo tem da graça de Deus (1:12-17)
c) A ordem reforçada (1:18-20)
3. A igreja em oração (2:1-15)
a) Motivos da oração (2:1-7)
b) Empenhando-se em oração (2:8-15)
4. Responsabilidade na igreja (3:1-16)
a) O presbítero (3:1-7)
b) O diácono (3:8-13)
c) Comportamentos e fé o propósito de crescer (3:14-16)
5. Perigos que assolam a igreja (4:1-16)
a) A apostasia é descrita (4:1-5)
b) O papel de Timóteo (4:6-16)
6. Com respeito a relacionamentos (5:1-25 e 6:1-21)
a) Idosos e jovens (5:1-2)
b) Viúvas (5:3-16)
c) Os presbíteros e o próprio Timóteo (5:17-25)
d) Escravos (6:1-2)
e) Falsos mestres (6:3-10)
f) O homem de Deus (6:11-16)
g) Os ricos (6:17-19)
h) Apelo final (6:20-21)
Advertência contra os falsos mestres da lei
Quando um soldado tem uma missão dada pelo seu superior, o dever do soldado designado para tal tarefa é cumprir! ele deve ter disciplina e sobretudo coragem para lutar pelo seu país e pela causa. Antes de tudo, para o soldado ser designado para batalha, ele precisa passar pelo treinamento, (enviar um soldado despreparado para batalha é o mesmo que entregar para a morte) treinamento qual, ele terá experiência para o combate. Com o jovem Timóteo não foi diferente, antes de Paulo escolhe-lo como companheiro nas suas viagens missionárias, ele já tinha experiência teórica das escrituras sagradas, por intermédio da sua avó Loide e sua mãe Eunice, que criou Timóteo no caminho do temor ao senhor e do conhecimento. Agora na prática separado para o ministério por imposições de mãos dos presbíteros (1 Tm 4:14), e imposição das mãos do apostolo Paulo (2 Tm 1:6), Timóteo precisa conhecer o que é sofrer pelo evangelho, sofrer por amor a obra de Jesus Cristo, e para isso, teria que ver e aprender de perto com doutor e mestre da lei, o defensor da graça salvadora de Cristo, dada aos Judeus e aos gentios, o apostolo chamado Paulo (2 Tm 3:10-11).
Paulo confia a Timóteo em Éfeso para combater as heresias de falsos mestres, provavelmente de origem Judaicas, com mitos e geneologias intermináveis que não agregavam em nada. O jovem pastor pastor é encorajado por Paulo as ser firme e combater os falsos mestres, preservando e perseverando a sã doutrina.
Proceder conveniente no culto
A instrução dada a Timóteo para lutar contra heresias, agora o apostolo Paulo instrui como se deve adorar, ensina como as mulheres devem se vestir com decência e humildade. A responsabilidade colocada sobre as mulheres é que elas estejam livres de ostentação e exibição em termos de vestimentas. Em vez disso, as mulheres que queriam ser conhecidas como mulheres cristãs deveriam se concentrar nos trajes das boas obras (1 Pe 3:3-4) e dessa forma adornar a doutrina.
Para entender esse raciocínio de Paulo sobre como a mulher deve se comportar na igreja e seus deveres a exercer, achei por bem não expor minha linha de pensamento sobre essa questão, que é assunto muito debatido tanto aos estudiosos e igrejas, com linhas de raciocínios diferentes. Alguns usam essa passagem na bíblia como doutrina em certas denominações. Um breve comentário da ´´A bíblia da mulher´´, para entender essa análise descrita em 1 Timóteo 2:11-15
Comentário a bíblia da mulher (a seguir)
2:11 A mulher deveria aprender em atitudes de total submissão. Aparentemente, Paulo queria estar certo de que as mulheres estariam bem firmadas na palavra de Deus (2 Tm 3:6-7). Isso deveria acontecer:
1) ´´Em silêncio´´ (gr. hesuchiao), como sentido de ´´quietude´´, os significados mais adequado, uma vez que as mulheres conversavam no culto de adoração (v. 11-12; veja 1 Co 11; 14-26).
2) ´´Com toda submissão´´, indicando que o ensino tinha que ser recebido com todo respeito (v.11). As mulheres tinha de receber o ensino no culto de adoração com o coração receptivo à palavra.
Não permito que a mulher ensine (2:12). A expressão ´´Não permito´´ é um assunto muito debatido. Está relacionado ao ensino na igreja na presença de homens e ao fato de que a autoridade em questões relacionadas à igreja não está entregue ás mulheres.
2:12 Paulo explicou suas ordens: As mulheres não podem ensinar ou ´´ter autoridade de homem´´. Paulo falou sobre uma prática persistente de ensinar e exercer autoridade, a qual não impede que mulher, ocasionalmente, ensine algo a um homem. No NT o verbo ´´ensinar´´ (gr. didasko) quase sempre se refere ao ensino em grupo. Os mestres expunham as Escrituras Sagradas do AT e os ensinamentos apostólicos (1Co 4:17; 2 Tm 2:2) e apresentavam implicações daquela verdade para a vida diária (veja Mt 28:19-20). O verbo traduzido como ´´exerça autoridade´´ (gr. authenteo) ocorre apenas aqui no NT e, raramente, é utilizado na literatura antiga. Embora possa significar ´´dormir´´ ou ´´usurpar autoridade´´, o termo ´´exerça autoridade´´ é preferível. Uma vez que autoridade e submissão são questões importantes, o ensino parece ser uma subclasse do exercício de autoridade. Isto é, algumas mulheres estavam violando o padrão de Deus de autoridade e submissão por meio do seu ensino no culto.
2:13-14 Paulo deu razões teológicas para justificar a ordem de que as mulheres aprendessem em silêncio e submissão no culto de adoração em vez de ensinar ou exercer autoridade sobre os homens. Por meio do método rabínico de citação resumida, Paulo utilizou um enunciado resumido (v. 13; Gn2:4-24; 1 Tm 2:14; Gn 3:1-25). Em ambos os casos, Paulo estava fazendo um pedido implícito por analogia, com base nos registros de Gênesis. Adão foi formado antes de Eva, o que indica que a criação prévia de Adão carrega consigo certo grau de responsabilidade e autoridade. Tal autoridade, possivelmente, está baseada no conceito de primogenitura do AT, por meio do qual o filho mais velho tornava-se o chefe da família, um líder de adoração da família e o receptor da dobrada porção da herança (Dt 21:15-17). Paulo pode estar afirmando que a condição de Adão de filhos primogênito carregava consigo a liderança própria do primeiro filho. Ele não estava, de forma alguma, ensinando uma superioridade substancial do homem sobre a mulher; em vez disso, estava mostrando como a liderança do homem na igreja harmonizava com o projeto do Criador para casa e a comunidade. Logo, a aplicação de inferioridade de Paulo era exatamente como aquela da criação, em que a responsabilidade final recaia sobre o homem, e assim deveria ser também na igreja. Novamente, Paulo não está dizendo que as mulheres eram menos inteligentes ou mais facilmente iludidas do que o homem. Em vez disso, ele usou a razão da queda para apontar a inversão de papéis que ocorreu quando Adão, intencionalmente, permitiu que sua mulher o levasse a pecar. Deus tinha, primeiramente, instruído Adão a respeito do fruto proibido (Gn 2:17) e, claramente, colocou a responsabilidade final sobre ele (Rm 5:12; veja Gn3:17; onde ´´atender´´ tem o sentido de ´´obedecer´´). Então, por analogia, a aplicação de Paulo era que essa inversão de papéis, que causou tantos problemas no início, não deveria se repetir no culto de adoração por meio da prática constante do ensino ao homem feito pela mulher.
2:15 Paulo encerra com um terrível desafio e uma valiosa recompensa. Das muitas interpretações, a que é mais adequada aos dados textuais é a de que as mulheres serão preservadas (com o foco nas recompensas futuras da salvação) por meio da fidelidade ao papel que lhe foi designado, resumido no exemplo da maternidade. ´´Todavia´´ (ge.de) estabelece um contraste com o v.14 e apresenta uma conclusão uma conclusão a respeito dos resultados das mulheres que cumprirem o papel dado por Deus a elas. A frase ´´será preservada´´ (gr. sozo) refere-se mais comumente a alguns aspectos da salvação espiritual. Nesse caso, entanto, o foco de Paulo parecia estar no aspecto futuro da salvação, quando as obras dos fiéis serão julgadas (Rm 14:10; e 1 Co 3:10-15; 2 Co 5:10). O uso do tempo verbal no futuro, bem com a ênfase na necessidade da mulher manter viva a vida caracterizada por santidade e obediência e o valor da gloria futura, deixam isso claro. A ´´procriação´´ é umas das obras que precisa fazer parte do modo de vida da mulher piedosa (veja 1 Tm 2-10) Embora o termo possa ter significado literal de criação e educação de crianças, seu uso aqui é figurado (uma sinédoque, na qual a parte representa o todo). Assim, Paulo utilizou a tarefa de educar uma criança como um exemplo característico das atividades nas quais as mulheres cristãs de sua época deveriam estar envolvidas. Isso era muito adequado, uma vez que, com a diminuição da idade dos casais, casamento e educação de filhos abrangiam muito da vida das mulheres, se não toda ela, e foram atividades altamente valorizada pelas mulheres do século Ⅰ.
Paulo encerra suas instruções às mulheres enfatizando as qualidades interiores que deveriam acompanhar esse modo de vida: fé, amor, e bom senso. Essa ultima, muito parecida com a palavra grega traduzida anteriormente como ´´moderação´´, serviu como encerramento das observações de Paulo às mulheres (v.9). Em suma, Paulo declarou os resultados esperados das mulheres que cumprem o papel designado por Deus para elas, juntamente com as atitudes interiores de um piedosa: Elas sentiriam a plenitude da salvação futura, incluído o julgamento de suas obras e o recebimento da recompensa (v. 15). A união das obras e a atitudes formou as ´´boas obras´´ com as quais ela se vestiria (v.10).
Fonte: A bíblia da mulher
As qualificações dos bispos e dos diáconos 3:1-13
Bispos (presbíteros): Presbítero "ancião" ou "sacerdote" usado no cristianismo) no Novo Testamento refere-se a um líder nas congregações cristãs locais, com referência ao "presbyteros" grego significando ancião/senhor e "episkopos" significando supervisor, referindo-se exclusivamente ao ofício de bispo.
Tendo encarregado Timóteo da responsabilidade de garantir que a vida de oração na igreja esteja ordenada e que a adoração pública seja conduzida adequadamente, Paulo prossegue agora e aconselha-o acerca daqueles a quem foi transferida a responsabilidades de certos ofícios na igreja. O apostolo Paulo da uma lista de requisitos necessários para ser bispos e diáconos, para que possam cuidar da igreja e também da sua família. O termo ´´hospitaleiro´´ a qual Paulo se refere, não é fazer da casa (Lar) hotel para estranhos ou conhecidos, mas sim receber bem as pessoas em sua casa! saber ser ouvinte, e conhecer a necessidade do próximo, mesmo não podendo doar algo ou não ter recursos; uma oração, uma palavra aconselhadora irá fazer total diferença na vida de alguém. ´´Não deve ser apegado ao vinho e nem violento´´ Um cristão convertido não combina viver sua vida no alcoolismo, ou ele muda sua conduta ao aceitar o evangelho da graça salvadora, ou ele vive com sua vida escravizada com vícios de estimação. Essa conduta não combina com o cristão que acredita na mensagem da cruz, que se converteu. Da mesma forma que um cristão não combina viver no alcoolismo, um presbítero tem que ter uma vida irrepreensível, sua vida tem que estar inteiramente dedicada a cristo e ao evangelho, longe dos prazeres e vícios mundanos.
Pregar a mensagem da cruz, pregar o amor, o perdão, e ser violento? como diz o ditado; ´´Algo de errado não está certo´´. Agir dessa forma é viver uma vida dupla, e não condiz com o carater cristão! é praticamente isso que o apostolo Paulo estava instruindo Timóteo a cerca desse assunto, para analisar cuidadosamente alguém nas eleições de novos presbíteros para poder dirigir uma igreja.
Diáconos: A palavra diáconos, é encontrada cerca de 30 vezes no NT, é comumente traduzida ou por servo ou por ministros e denota alguém engajado em prestar algum serviço particular. É usada para descrever servos domésticos, governantes civis, pregadores e mestres e de alguma forma geral para denotar cristãos engajados na obra para o seu senhor ou uns para com outros.
Os requisitos que Paulo descreve para ser diáconos são iguais aos presbíteros, em termos de não ser apegado ao vinho, e não ter lucros desonestos, com a exceção de que eles deveriam ser testados , (treinados ou observados) antes de ser escolhidos como diáconos. Suas esposas deveriam ser mulheres exemplares, sem calúnias contra alguém, sóbrias, mulheres que contribuam para o serviço da igreja e vivam de acordo com alguns padrões de carater e comportamento. Não só para esposas de diáconos tinha que ter esse padrão de conduta, é um exemplo descrito por Paulo que todas as mulheres cristãs devem seguir. Quem realmente é cristão e serve a cristo, tem que ter o um padrão de carater e comportamento diferente do mundo, pois quem é igreja e noiva de cristo tem que seguir os princípios de um verdadeiro cristão que vive um evangelho que transforma radicalmente. Os diáconos antes de serem constituídos por Timóteo, deveriam estar de acordo com as normas exigidas pelo apostolo Paulo! não era uma ordem autoritária, era uma instrução dada como aconselhamento a Timóteo, para que a igreja possa ser dirigidas por homens irrepreensíveis.
Poligamia | Mais de uma esposa
A poligamia, apesar de praticada por alguns santos do antigo testamento, não era, de maneira alguma, o ideal de Deus para o casamento. Como ordenado por Deus, o matrimônio era a união entre duas pessoas, um homem e uma mulher (Gn 2:24). Adão e Eva eram monógamos. Após a queda, a instituição do casamento sofreu com a entrada do pecado no mundo, assim como todos os outros aspectos da criação.
Os efeitos da bigamia e poligamia são negativos:
O relacionamento de Abraão com a serva de Sara, Agar, resultou em muitos ciúme e discórdia (Gn 16:5).
Os filhos de Davi, das diversas mulheres, brigaram entre eles pele trono (2 Sm 5:13; 13:22-30).
As 700 esposas de Salomão e as 300 concubinas desviaram o seu coração do senhor (1 Rs 11:1-8).
Não são citados exemplos de poligamia no Novo Testamento. Jesus reiterou o desejo original de Deus de que os dois fossem uma só carne como o ideal do casamento (Mc 10:2-12). foi dito, explicitamente, aos antigos líderes da igreja, que eles deveriam ser esposos de uma só mulher (1 Tm 3:2-12; Tt 1:6). Ao mesmo tempo, o Novo Testamento ensina que no casamento repudia-se o adultério e o divórcio, bem como o ato de desposar e de se divorciar de várias mulheres sucessivamente (Mt 5:27-32; Rm 7:2-3; 1 Co 7:2-16).
Fonte: A bíblia da mulher
Instruções a Timóteo 4:16
Tendo colocado diante de Timóteo as dificuldades que ele possivelmente vai ter que enfrentar, Paulo agora lhe dá conselhos acerca da sua vida pessoal e suas responsabilidades espirituais. Ele precisa se empenhar em enfrentar as heresias, mas isso deve ser feito com um espirito de mansidão e humildade. Mais tarde, Paulo lhe ordena que fale com autoridade (v. 11). mas a expressão se você transmitir essas instruções aos irmãos sugere conselho oferecido, e não a promulgação categórico da lei.
A carta de Timóteo foi escrita entre 62 e 67 d.C. no atual cenário em que o apostolo Paulo escreve essa carta, ele alerta ao jovem Timóteo acerca de que muitos abandonarão a fé e obedecerão a doutrinas de demônios! pessoas mentirosas, sem consciência de qualquer palavra ditas. Nos dias atuais não é diferente, uma carta escrita a muito tempo a um jovem pastor, a cerca deste assunto, observamos quê, ainda hoje infelizmente existe pessoas que abandona sua fé, sua salvação por coisas fúteis e medíocres. homens que inventam doutrinas e cultos de departamentos que não esta de acordo com a sagrada escrituras, inventam rodas e fazem malabarismo para atrair pessoas. Essas pessoas por falta de conhecimento, perece a cada dia! pois, sua única satisfação é preencher seu ego, em outras palavras, atrair riquezas ou bens materiais. O evangelho genuíno não é baseado em algo em troca, eu faço isso e aquilo para obter alguma coisa, não, não, a salvação estar em negar a si mesmo e esvaziar-se completamente para que o espirito santo possa preencher nossos vazios, e abitar na casa que é, eu e você. Todo cristão deve ter cuidado e examinar as escrituras! A igreja de cristo não pode ser alimentada por qualquer coisa, mas sim pela palavra inspirada nas escrituras, e interpretada com clareza, para não ser enganado(a) por doutrinas de demônios.
Como tratar várias classes de pessoas 5:1-25
Paulo recomendou a Timóteo que tratasse todas as pessoas com respeito, fossem jovens ou de idade. Ele também nos lembra sobre a importância dos relacionamentos pessoais saudáveis na comunidade cristã. A doutrina sadia, a adoração apropriada e a liderança piedosa são todas característica importantes, mas, a menos que tratemos as pessoas com amor e respeito a igreja nunca será o lugar onde as pessoas que estão em recuperação possam crescer. A cortesia e o afeto que Paulo pedia transformação a comunidade cristã no lugar onde a cura possa acontecer e onde a vida das pessoas podem ser reconstruídas.
Paulo deixou bem claro que a comunidade cristã deve mostrar especial cuidado pelas suas viúvas. Essas instruções de Paulo refletem a preocupação de Deus pelos desprotegidos e excluídos da sociedade. Isto é alentador para nós, porque todos sabemos o que é estar desprotegido e ser excluído. Entretanto, Deus quer que nos incluam entre seu povo; há lugar para cada pessoas na sua igreja. Não importa quem sejamos ou o que tenhamos feito, somos aceitos por causa da nossa fé em Jesus Cristo. Deus vem até nós, sem importar quão rejeitados ou excluídos possamos estar, e convida a cada um de nós a se tornar parte da sua família.
Fonte: Bíblia de estudo despertar NTLH
As denuncias contra os presbíteros tinham que ser comprovadas (v. 19) seguindo a prática mosaica (Dt 17:6). Os culpados deveriam ser repreendidos a presença de todos (1 Tm 5:20), mesmo se fossem presbíteros, como uma advertência para os outros fiéis que estivessem envolvidos nos mesmos pecados. Toda essa advertência deveria ser ministrada imparcialmente e sem preconceito (v. 21).
Na exortação de Paulo sobre a pureza pessoal, ele salientou que a prática asceta contraria à saúde não manteria uma pessoa pura (v. 22) O fornecimento de agua impura frequentemente fazia do vinho uma bebida comum. Timóteo tinha de ser abster totalmente dessa bebida, possivelmente como uma prática asceta. Paulo incentivou a Timóteo a usar o vinho medicinal a fim de aliviar suas dores.
Escravos 6:1-2
No mundo do Novo Testamento, o Império Romano, o escravo era considerado um objeto, propriedade do seu senhor, que o podia vender, castigar e tratar como bem quisesse. Os escravos eram comprados por um preço bem baixo, o que permitia que os ricos tivessem vários e, assim, status na sociedade. Eles não podiam se casar, embora muitas vezes os donos permitiam o concubinato entre escravos e escravas. De acordo com o direito romano, eram proibidas formas brutais de maus tratos. A economia e a produção do povo estavam baseadas no trabalho escravo, o que acarretava um forte comércio destes em todo Império Romano.
A falta de escravos poderia ocasionar um colapso para sociedade, trazendo miséria para muitas pessoas. Eles eram os presos de guerra que eram levados a Roma e lá vendidos por preços que variavam de acordo com a sua saúde e seu porte físico. O Novo Testamento traz um relato que retrata toda essa cultura de escravos, na pequena carta do apóstolo Paulo a Filemom (v. 10-16), segundo a qual um escravo de nome Onésimo havia fugido de seu dono Filemom e tinha sido encontrado por Paulo e, por intermédio dele, conhecido Cristo. Paulo apela para sua amizade com Filemom e pede-lhes que restitua Onésimo não mais como escravo, e sim com irmão. Dessa forma, Paulo mostra que é contrário à escravidão e que também o cristianismo em geral deve sê-lo (Gl 3:28; Ef 6:5-9).
Já na palestina, nesse período, existiam poucos escravos, em razão do grande número de miseráveis que havia entre seu povo. Cabia somente aos ricos ter escravos e, por isso, até mesmo os aristocratas judeus tinham poucos, por não serem abastados como outros ricos do Império.
Uma proporção grande das primeiras comunidades de cristões era constituída de escravos. Aqui Paulo admoesta aqueles escravos que têm senhores pagãos a considera-los digno de todo o respeito. Deixar de mostrar esse respeito teria o efeito de levar o nome e a verdade de Deus aos desprezo. Se o escravo tivesse a sorte de ter um cristão como senhor, não deveria se aproveitar dessa situação. O simples fato de serem irmãos em cristo deveria gerar o respeito crescente.
Falsos mestres 6:3-10
Tendo recebido a ordem Ensine e recomende essas coisas , Timóteo agora recebe advertências acerca dos que vão contradizê-lo. Dois testes vão revelar se eles são ortodoxos.
a) A sã doutrina de nosso senhor jesus; É impossível que isso signifique palavra exatas do salvador, mas, antes, as palavras saudáveis que se originam, e estão centradas, em cristo.
b) O ensino que é segundo a piedade; Uma referência à instrução que promove a piedade. Em seguida, é exposto o carater desses mestres. Eles devem ser identificados por três coisas: orgulho, contendas e avareza. Embora ele seja orgulhoso, esse homem é rejeitado com uma frase curta; nada entende. Esses espíritos de contendas produz uma hostes de coisas más. Esses indivíduos são ´´corrompidos´´ no juízo moral e privado da verdade. Eles só tem somente um interesse comercial da fé e, assim, acrescentam a ganância aos seus pecados.
Recomendação de Paulo a Timóteo 6:11-16
A escolha dessa expressão homem de Deus, como seu lembrete do profeta como homem de Deus para o momento, iria transmitir a Timóteo tanto encorajamento quanto ao desafio. Ele não deve se contentar simplesmente em fugir dos males que Paulo tem explanado, mas também buscar as virtudes em que consiste a verdadeira riqueza cristão. Timóteo deve viver à altura do chamado de Deus e de sua própria confissão pública. Ser fiel vai custar caro, e assim o apelo de Paulo assume a forma de exortação: eu lhe recomendo. A formulação v. 13 faz pesar ainda mais o tom solene, mas ao mesmo tempo ministra encorajamento. É pronunciado diante de Deus e de Cristo Jesus, mas foi Deus que a tudo dá vida e é Jesus que não vacilou, pois enquanto estava diante de Pôncio Pilatos fez a boa confissão, embora completamente consciente de suas inevitáveis consequências.
A cerca dos ricos 6:17-19
Paulo nunca condenou os prósperos, pois sabia que Deus tinha profundo amor em satisfazer abundantemente as necessidades de seus filhos (1 Tm 4:3-4). Em vez disso, ele estava preocupado com a possibilidade de eles transformarem, de forma arrogante, a riqueza em um ídolo, no qual confiariam por segurança. Além disso, Paulo queria que eles dividissem com os necessitados e, dessa forma, conseguissem a recompensa eterna.
Paulo também alertou a Timóteo sabre a armadilha de confiar no dinheiro. Alguns de nós talvez já tenhamos experimentado o vazio de depositar a fé em lugar errado. Possivelmente, tenhamos pensado que a riqueza podia comprar soluções para todos os nossos problemas. Entretanto, agora sabemos que o dinheiro não pode nos libertar das garras da nossa dependência. Sejamos pobres ou ricos, a atração da nossa adicção só poderá ser superada quando confessarmos a nossa impotência e nos voltarmos para Deus em busca de ajuda. O único caminho para uma vida bem-sucedida perante os olhos de Deus é procurar a santidade. Quando damos passos de fé confiando em Deus, podemos experimentar a sua ajuda no processo de recuperação e uma vida renovada.
Riqueza | Bênção ou Maldição?
A bíblia ensina que as riquezas vem de Deus e tornará a ele. A riqueza deve trazer louvor a Deus. Às vezes, Deus escolhe abençoar seus filhos com a riqueza. Abraão, Isaque, Salomão e até mesmo Jó receberam riquezas com bênção de Deus (Gn 13:2; 26:12-14; 1 Rs 3:13; Jó 42:12).
A riqueza material é dada à humanidade para o exercício da mordomia. Deus, o dono todas as coisas, espera que seus filhos cuidem de seus bens e devolva-os a ele (Lc 12:42). A riqueza também é dada para atrair louvor a Deus. Os crentes que dão dinheiro para ajudar a outros glorificam ao senhor (2 Co 8:1-5).
Das 39 parábolas de Jesus, 16 tratam a riqueza. Nas Escrituras, são feitas mais referências ao dinheiro do que á salvação. Jesus tratou do dinheiro porque o dinheiro interessa às pessoas. A riqueza material pode ser benção ou um maldição.
O poder que ela tem é sutil (1 Tm 6:10).
Sua fonte é segura (Mt 6:25-26)
A tentação da riqueza é esbanjá-la (Tg 4:3)
A estratégia da riqueza é poupar (Mt 25:27)
Seu propósito é dividir (At 20:35)
Deus espera que seus filhos usem a riqueza que recebem dele para abençoar as pessoas e para glorificá-lo. Na parábola dos talentos, Jesus prometeu abundância aos aos que tomam posse do seu reino e a vida eterna a todos aqueles que confiam nele (Mt 25:14-30)
Apelo final 6:20-21
1 Timóteo 6
20. Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, evitando as conversas vãs e profanas e as oposições da falsamente chamada ciência;
21. a qual professando-a alguns, se desviaram da fé. A graça seja convosco.
Timóteo tem um grande desafio a encarar, que é enfrentar as heresias e seus falsos mestres e também nas eleições de novos presbíteros e diáconos para escolher homens irrepreensíveis. Paulo também faz o apelo para que Timóteo encare as heresias preservando a sã doutrina seguramente na sua mente e no seu coração o que foi ensinado. Há muitas pessoas tem deixado de lado a verdade em busca de algo fácil, outros abandonaram a fé em buscas de prazeres mundanos, e também tem aqueles se tornam desigrejados porque não suportam a sã doutrina, não suportam a verdade! e, para isso, buscam desculpas entre si mesmo para justificar seus atos pecaminosos. A verdade tem que ser dita e encarada, custe o que custar! é o que Paulo estava instruindo Timóteo, que ele não negligencie seu chamado, mas sim por em prática tudo aquilo que ele aprendeu. Seja por sua avó Loide e sua mãe Eunice, ou nas viagens missionárias junto com apostolo Paulo, não importa onde, ou por quem, mas exercer seu chamado combatendo as heresias e ensinando o que aprendeu.
Autor: Rafael Vitor
Links: importantes
Adquira já o meu livro: Comentando Colossenses
Gostou? Deixe seu comentário abaixo.
So Bença. Quanto mais nós aprendemos é melhor ainda conhecimentos nós levamos para vida inteira lovado seja o nome do Senhor Jesus
ResponderExcluirAmém Deus abençoe! Obrigado pelo Feedback..
ExcluirQue benção 🙌👏👏
ResponderExcluirAmém Deus abençoe! Obrigado pelo Feedback..
Excluir