PROVANDO A TRINDADE



Sobre a Trindade


O nome “DEUS” é uma palavra polissêmica! Em Deuteronômio, nos específica isso: Escute, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor (Deuteronômio 6:4). Por ser Polissêmica, não podemos atribuir o uso exclusivo de adoração para o Pai, o Filho e o Espírito Santo! Escolhendo para si um Deus e diminuindo a trindade, como fazem os unicistas. Para não corrermos esse risco, como fazem os unicistas, as Escrituras são claras para nos revelar a Trindade! Vejamos os textos que nos dão uma direção: 


Pai -  E a vida eterna é esta: que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. João 17:3


Filho -  Porque o Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que faz; e maiores obras do que estas lhe mostrará, para que vocês fiquem maravilhados. João 5:20


Espírito - ³ Então Pedro disse:

  — Ananias, por que você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, para que você mentisse ao Espírito Santo, retendo parte do valor do campo?

⁴ Não é verdade que, conservando a propriedade, seria sua? E, depois de vendida, o dinheiro não estaria em seu poder? Por que você decidiu fazer uma coisa dessas? Você não mentiu para os homens, mas para Deus. Atos 5:3,4 

No livro de João, nos mostra que desde o princípio Cristo Jesus, estava com Deus desde a criação do mundo! João é bem claro quando diz:  Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez (João 1:2,3). Algumas seitas não aceitam e não acreditam  que Cristo Jesus, é o Deus (filho na 3° pessoa na trindade) encarnado descrito por Paulo em Filipenses 2.7-11 interessante que o apóstolo Paulo ressalta, “toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai”. Jesus mesmo disse que ele não veio fazer a vontade dele, mais a vontade do pai que o enviou a este mundo (João 6.38-40). O fato de algumas seitas não acreditarem em Cristo Jesus, não anula seu poder e majestade! Eles modificam os textos das Escrituras, para justificarem suas teses heréticas para moldar seu padrão de viver nesse mundo de acordo com as suas vontades. O Salmista vai nos dizer: Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, é luz para os meus caminhos (Salmos 119:105). Eu não preciso seguir seitas heréticas para viver uma vida de pecado e engano! Me apego a verdade absoluta das Escrituras Sagradas e na fé em Cristo o Deus único e verdadeiro, a imagem do Deus invisível (Colossenses 1:15).

A trindade, é um tema muito debatido na atualidade! É motivo de várias discussões entre quem defende e quem a nega. Desde muito tempo, a doutrina da trindade é negada  por muitos! Surgindo várias seitas e hereges que negam a trindade, especificamente relacionada principalmente ao Espírito Santo. A luz das Escrituras Sagradas, nos mostra que desde o Antigo Testamento até o Novo Testamento, mostra várias referências sobre o Espírito Santo! Em outras palavras, várias aparições mostram que desde o início de tudo e desde a antiguidade, o Espírito Santo se faz presente. Veja o que diz no livro de Gênesis: 

No princípio Deus criou os céus e a terra. Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Gênesis 1.1-2 

Em outro texto do mesmo livro de Gênesis, fala da ação da trindade quando vai criar um homem do pó da terra! Usa-se a palavra no plural “Façamos” englobando mais de uma pessoa para criar-se o homem. 

Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão". Gênesis 1.26


A palavra trindade não está escrita na bíblia! Bem como o nome bíblia não encontra nas Sagradas letras, há quem usa isso como desculpas para defender suas teses heréticas negando a divindade do Espírito Santo. Devemos lembrar que o nome bíblia é um conjunto de coleção de livros! O nome Trindade foi dado por teólogos para se referir a: Pai, filho e Espírito Santo. Com certeza o nome trindade ninguém vai encontrar na bíblia! Encontramos provas das manifestações e divindade. Davi testificou sobre o Espírito Santo! Ele reconheceu que o Espírito Santo atuava em sua vida poderosamente: “E estas são as últimas palavras de Davi: Diz Davi, filho de Jessé, e diz o homem que foi levantado em altura, o ungido do Deus de Jacó, e o suave em salmos de Israel. O Espírito do Senhor falou por mim, e a sua palavra está na minha boca” (2 Samuel 23.1-2). Quando Samuel ungiu Davi a rei, o Espírito do Senhor se apoderou de Davi, Samuel então apanhou o chifre cheio de óleo e o ungiu na presença de seus irmãos, e a partir daquele dia o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi. E Samuel voltou para Ramá. (1 Samuel 16.13). Davi na trajetória da sua vida, o Espírito Santo guiava seus passos dando vitória sobre seus inimigos! Quando ele pecou, ele reconheceu seu pecado e suplicou para não ficar sem a presença do Espírito Santo: “Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo” (Salmos 51.11).

Na torre de Babel não foi diferente! Mais uma vez usa-se a palavra no plural, indicando que mais de uma pessoa usou-se sua divindade para descer terra e confundir a nação com Xenonalia. Vejamos o texto: Venham, desçamos e confundamos a língua que falam, para que não entendam mais uns aos outros" (Gênesis 11:7). Neste texto, a trindade entra em evidência! O texto é claro e fácil de entender que a Trindade, manifesta sua divindade em três pessoas em uma só essência ou substância; o Pai, o Filho e o Espírito Santo. 


Escritor: Rafael Vitor

Links Importantes: (Clique Aqui)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUNNAR VINGREN E A VOZ DE DEUS

O Profeta e suas queixas