Carta a Filemom
Introdução
A carta á Filemom o apostolo Paulo demostra o apelo ao amor, o perdão e a comunhão que procede da fé. Ensina que o verdadeiro evangelho transforma radicalmente, um inútil pode se tornar útil a serviço do reino de Deus.
Uma carta destinada a Filemom em Laodicéa com a descrição para Arquipo em Colossos onde essa igreja se encontrava descrita em, Colossenses 4:16
Saudações
O apostolo Paulo nesta carta se apresenta como prisioneiro de cristo, e não como apostolo como descrito em outras cartas. Filemom amado cooperador de Paulo juntamente com Áfia e Arquipo que se reunia com a igreja em sua casa.
-É importante destacar dois personagens descrito na carta de Filemom a irmã Áfia e Arquipo, pessoas que acolhia a igreja em sua casa.
Segundo a linha de raciocínio de ´´Ernest G. Ashby´´ em seu ponto de vista é provável que Áfia era esposa de Filemom, e Arquipo talvez seu filho.
Quem era Onésimo?
Onésimo era escravo de Filemom em Colossos, fugiu para Roma depois de ter roubado seu senhor, Filemom, chegando em Roma encontra Paulo. Se converteu, instruído por Paulo, agora se torna útil para o evangelho, Paulo tem a missão de envia-lo novamente para Filemom depois de convertido. Não era uma tarefa fácil, mas Paulo sabia do carater e as qualidades de Filemom! Pois sabia que Onésimo iria contribuir com o reino de Deus. O apostolo Paulo considera Onésimo seu filho que foi gerado na prisão, e faz um apelo que Filemom, o receba Onésimo novamente, não mas como escravo, mas como apostolo de Cristo. O apostolo Paulo queria ficar com Onésimo, ele não usou sua autoridade ministerial para ter Onésimo com ele, isso complicaria a vida de Paulo caso ele fizesse isso, pois geraria conflitos tanto a Filemom como a igreja de Laodicéa em colossos. Em sua carta a Filemom ele escreve que o cooperador Filemom caso queira deixar Onésimo com ele, que Filemom fizesse isso de livre espontânea vontade, e não forçado. Outro problema a encarar, era que Onésimo fugiu de seu senhor por causa roubo e rebeldia, Paulo por mas que ele quisesse ficar com Onésimo, ele sabia que Filemom precisaria liberar o perdão.
Lei dos escravos
"Se você comprar um escravo hebreu, ele o servirá por seis anos. Mas no sétimo ano será liberto, sem precisar pagar nada. Êxodo 21:2
Para um escravo ser livre ele teria que cumprir alguns requisitos!
Se chegou solteiro, solteiro receberá liberdade; mas se chegou casado, sua mulher irá com ele.
Se o seu senhor lhe tiver dado uma mulher, e esta lhe tiver dado filhos ou filhas, a mulher e os filhos pertencerão ao senhor; somente o homem sairá livre.
"Se, porém, o escravo declarar: ‘Eu amo o meu senhor, a minha mulher e os meus filhos, e não quero sair livre’,
o seu senhor o levará perante os juízes. Terá que levá-lo à porta ou à lateral da porta e furar a sua orelha. Assim, ele será seu escravo por toda a vida.
"Se um homem vender sua filha como escrava, ela não será liberta como os escravos homens.
Se ela não agradar ao seu senhor que a escolheu, ele deverá permitir que ela seja resgatada. Não poderá vendê-la a estrangeiros, pois isso seria deslealdade para com ela.
Se o seu senhor a escolher para seu filho, lhe dará os direitos de uma filha.
Se o senhor tomar uma segunda mulher, não poderá privar a primeira de alimento, de roupas e dos direitos conjugais.
Se não lhe garantir essas três coisas, ela poderá ir embora sem precisar pagar nada. Êxodo 21:3-11
A intercessão de Paulo em favor de Onésimo
Filemom 1
10. sim, rogo-te por meu filho Onésimo, que gerei nas minhas prisões;
11. o qual outrora te foi inútil, mas agora a ti e a mim é muito útil;
12. eu to torno a enviar, a ele que é o meu próprio coração.
O apostolo Paulo em suas cartas na introdução ou saudações, ele usa uma verdade persuasiva para convencer tanto ao leitor, como a o destinatário final.
- Compare na Epístola de Tito na sua introdução (Tito 1:1-3). O apostolo Paulo sabia que os Cretenses eram mentirosos, por esse motivo ele menciona: para levar os eleitos de Deus a fé e ao ´´CONHECIMENTO QUE CONDUZ A PIEDADE´´.
Agora compare na Epístola de Filemom 1:1 ele troca o termo apostolo, por prisioneiro de Cristo. Ele tenta mostrar a Filemom que ele era prisioneiro de Cristo e não de homens! Por mais que ele estava preso em Roma, ele tenta descrever a Filemom que, a única prisão que valia a pena era, estar aprisionado a Cristo, sendo escravo do evangelho fazendo a vontade de Deus, independente das circunstancias.
O apelo
Paulo, na verdade, é generoso em proferir um pedido a uma ordem, ao se negar a tomar o que ele deseja sem a permissão de Filemom, e em se empenhar para compensar pelas deficiências de Onésimo. Abrindo mão do seu direito de dar ordens a Filemom, como embaixador e prisioneiro de Cristo ele prefere suplicar, apelando como um pai ao seu próprio filho que com tato ele agora menciona pela primeira vez. É evidente que Onésimo era duplamente caro para ele, seu filho na fé por quem tinha tido dores de parto (Gl 4.19; 1Co 4.15) e o filho do seu encarceramento, assim confirmando a providência prevalecente de Deus. O apóstolo o gerou como Onésimo (i.e., "útil"), pois assim a palavra pode sugerir - um jogo de palavras referente ao seu nome indicando que agora pela primeira vez ele foi fiel a esse nome. mas agora é útil: Tanto ao seu senhor quanto a Paulo, mas este o envia de volta, embora seja como sacrificar parte do seu próprio eu. O apóstolo admite a sua preferência: gostaria de ter ficado com ele, mas decidiu contra esse ato arbitrário, e talvez a expressão em seu lugar (v. 13) seja uma indicação de que ele pressupõe que Filemom poderia querer que Onésimo ficasse com Paulo. Mas ele o envia de volta para não forçar Filemom e enxerga que talvez na ordem providencial de Deus seu amigo sofreu uma perda temporária para experimentar o ganho permanente de um irmão amado. Isso vai além das religiões de mistério, em que um escravo era tratado como companheiro: recebê-lo como um irmão muito amado certamente resultaria em problemas em uma época em que a escravidão era parte da estrutura social (cf. 1 Tm 6.2). Paulo agora faz sua grande súplica e oferta. Se Filemom o considera seu amigo íntimo, pede a ele que esqueça toda a má conduta de Onésimo e o receba como se estivesse recebendo o próprio apóstolo. Uma razão implícita para tal ação foi dada no relato da mão de Deus agindo na vida do escravo, mas Paulo também trata isso como um negócio. "Debite na minha conta", ele escreve na linguagem dos papiros de negócios, "se há dívidas". Com tais palavras generosas, ele evita a referência a algum roubo, embora esteja consciente disso, e se refere ao seu próprio autógrafo aqui, embora isso não precise significar que ele tenha escrito a carta toda. É um documento escrito e assinado de reconhecimento de dívida, mas tem muito mais a intenção de dar a certeza solene de um homem honrado do que de ser um título de dívida legalmente aceito, pois o lembrete de que Filemom devia sua conversão a Paulo descartaria qualquer recurso à lei.
Comentário bíblico Bruce NVI
Conclusão
Epafras, o próprio evangelista deles, é destacado naturalmente do restante, e chamá-lo de companheiro de prisão pode significar somente que ele está compartilhando voluntariamente do encarceramento de Paulo. As saudações finais vêm dos mesmos amigos de Colossenses, a não ser por ´´Jesus, chamado de justo´´, que pode ter sido, como sugere Lightfoot, um cristão romano e incluído na carta aos Colossenses por sua devoção pessoal a Paulo. A carta conclui com uma benção. (Ernest G. Ashby).
Autor: Rafael Vitor
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Teólogo Rafael parabéns eu gostei
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