A parábola do rico insensato
Mas Deus lhe disse: "Louco! Esta noite lhe pedirão a sua alma; e o que você tem preparado, para quem será?" Lucas 12:20
Homem e mulher, seja ele ou ela rico(a) ou pobre, deveria ler esse texto de Lucas 12.13-21 é um texto expressivo e atemporal. Muitos desejam a riqueza para si! Outros, colocam o dinheiro como prioridades em sua vida. Quantos já perderam a vida por causa da ganância? Mamom é o deus deste século que reina no coração de muitas pessoas.
A palavra Mamom tem sua origem no aramaico (mamona) e no hebraico (māmōn), onde significava originalmente "dinheiro", "riqueza", "propriedade" ou "bens materiais".
Definição de Mamom na Bíblia
Na Bíblia, em Mateus 6:24 ("Ninguém pode servir a dois senhores... Não podeis servir a Deus e a Mamom"), o termo é usado para se referir à riqueza ou ao dinheiro quando estes se tornam um ídolo ou um senhor na vida das pessoas.
Em resumo, Mamom representa:
Dinheiro/Riqueza: É o significado literal da palavra.
Ídolo/Deus Oposto a Deus: Simboliza qualquer coisa (especificamente o desejo por riqueza material) que compete com Deus pelo domínio do coração, da lealdade e da devoção de uma pessoa.
Sistema de Valores: Representa um conjunto de valores e prioridades terrenas, focado no acúmulo e na confiança nos bens materiais como fonte de segurança, propósito ou poder.
Jesus alertou que a devoção a Deus é incompatível com a servidão a Mamom, que é o domínio da riqueza sobre a vida de alguém. O problema não é ter dinheiro, mas sim quando o dinheiro passa a ser adorado, amado ou se torna o principal objeto de confiança.
Um homem pede para que Jesus resolva um problema com seu parente! Esse problema nada mais era, uma herança que não foi compartilhada com o próprio irmão. Indignado, ele deseja que Jesus resolva esse conflito com a herança deixada pelo pai. Perceba, os dois eram gananciosos! Um que não quis dividir, o outro que deseja com suas forças possuir seus bens materiais que ele e nem seu irmão, construíram para si, mas que na verdade, foram fruto de um trabalho árduo (possa assim dizer) dos seus pais.
A disputa por herança, eram julgadas pelos mestres (rabinos) daquela época! Jesus carrega esse título de mestre ou de rabino (Jo 20.16). Quando o homem ver a sabedoria de Jesus nos seus sermões, ele viu a oportunidade não para salvar sua vida do engano e do pecado, mas, para obter vantagem na disputa pela herança. Jesus simplesmente nega o pedido daquele homem! Porque viu nele a ganância disfarçada de justiça.
É neste contexto que Cristo ensina uma verdadeira lição de moral e valores do reino celestial. Como de costume, Jesus conta uma parábola para dar um ensino a esse respeito “a vida de uma pessoa não é definida pela quantidade de bens” - A parábola do rico insensato. Este homem rico, decidiu construir celeiros maiores para armazenar seus trigos e outros bens! Ele achou que fazendo isso, poderia viver em paz por muitos anos de sua vida se deleitando na sua própria riqueza armazenada.
Aqui estão alguns detalhes a observar:
A Insensatez do Rico: O homem não era tolo por ser um bom administrador ou por ter grandes colheitas. A insensatez dele estava em basear toda a sua vida e futuro apenas em bens materiais, pensando que a segurança da alma vinha da abundância de posses.
O Erro da Autossuficiência: No versículo anterior (12:19), ele diz à sua alma: " Então direi à minha alma; ‘Você tem em depósito muitos bens para muitos anos; descanse, coma, beba e aproveite a vida". Ele coloca sua fé e esperança em seus celeiros, agindo como se fosse o senhor de seu próprio tempo e o garantidor de sua própria vida. Ele faz planos sem considerar a Deus ou a fragilidade da vida.
Muitos têm caído na armadilha de Mamom! Pode até ser um bom administrador dos seus bens, porém, deixa Deus de lado e confia na força do seu dinheiro, nos seus recursos financeiros. É assim que Mamom vai reinando e tomando o espaço que era para ser de Deus. O dinheiro ele tem que ser servo e não você ser escravo dele! Paulo disse a Timóteo: o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males (1 Tm 6.10). Na igreja primitiva, os cristãos, vendiam suas propriedades e jogavam nos pés dos apóstolos (At 4.34-37). Observe, o dinheiro era jogado aos pés deles! O dinheiro ele tem quer ser servo, servir para algo útil, você não pode ser escravo dele, assim como aconteceu com Ananias e Safira, que tiveram um fim trágico por causa da ambição e ganância pelo dinheiro (At 5.1-10).
Quando o homem rico teve Autossuficiência em seus bens, em deleitar-se por muitos anos por ter construído um império para si, Deus lhe pergunta: ‘Louco! Você morrerá esta noite. E, então, quem ficará com o fruto do seu trabalho?’ (Lc 12:20). A morte bateu na porta daquele homem rico, ele com suas riquezas e bens, não pôde levar consigo! Nem seu próprio dinheiro pôde salvar sua vida e negociar com a morte. O fruto do seu trabalho foi em vão! Porque ele confiou nas suas riquezas e não em Deus. A verdadeira segurança não está na quantidade de posses, mas no relacionamento com Deus. O foco da vida deve ser acumular tesouros nos céus, e não apenas na terra (conforme ensinado em Mateus 6:19-21). Somos lembrados de que nossa vida e nosso tempo não nos pertencem. Devemos viver com a consciência e sabedoria, usando nossos recursos: tempo, talentos e dinheiro, de forma que glorifique a Deus, pois o "amanhã" não é garantido. Jesus condena a ganância (Lucas 12:15) que isola o indivíduo, fazendo-o focar apenas em si mesmo; "meus frutos," "meus celeiros," "meus bens" e esquecer de seu próximo e de seu Criador.
Está parábola deixada por Jesus é um lembrete para mim e para você! Uma pergunta constante que diz-nos: "Louco! Esta noite lhe pedirão a sua alma; e o que você tem preparado, para quem será?". A quem estamos seguindo, Deus ou Mamom?. Não podemos servir a dois senhores! Irá agradar a um e aborrecer a outro (Mt 6.24). A morte irá bater na porta de todos! O destino final, é decidido a quem servimos em vida, se é Deus ou Mamom. Se servimos a Deus, ele tem reservado bênçãos sem medidas e vida eterna ao lado dele. Fuja do deus deste século! Mamom.
Autor : Rafael Vitor
Links Importantes: (Clique Aqui)
ADQUIRA JÁ O MAIS NOVO LANÇAMENTO
COMPPRAR LIVRO: Adquirir lançamento
COMPPRAR LIVRO: Adquirir lançamento
.png)
.jpeg)
Comentários
Postar um comentário