AMIGOS DE JESUS
Havia um homem chamado Lázaro. Ele era de Betânia, do povoado de Maria e de sua irmã Marta. E aconteceu que Lázaro ficou doente. Maria, sua irmã, era a mesma que derramara perfume sobre o Senhor e lhe enxugara os pés com os cabelos. Então as irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: "Senhor, aquele a quem amas está doente". João 11:1-3
Existiam três amigos(a) de Jesus que moravam num povoado chamado Betânia. Os amigos de Jesus eram: Lázaro, Marta e sua irmã Maria. O povoado de Betânia fica a cerca de 3km de Jerusalém, um trajeto não tão distante. Betânia significa “casa dos figos” ou “Casa dos pobres" ( ou casa de miséria). Jesus amava essa família como descrito no vs 5, porém, a morte sobreveio na vida de Lázaro, trazendo a separação da família e do seu querido amigo Jesus.
Coisa boa é ter amigo! Melhor ainda se este amigo se chama Jesus. Em Provérbios 18.24 diz; “há amigo mais chegado que um irmão” Outro diz, “O amigo ama em todo tempo, e na angústia nasce o irmão”. Provérbios 17:17. Todo mundo tem um amigo! Ninguém nesse universo pode se dizer ou declarar que não tem amigo. Um amigo pode-se considerar um vínculo entre pai e filho, primos(a), esposa e marido entre outros a considerar. Não por questão de ser antissocial, mas, deve ser levado em conta a timidez que certas pessoas possam ter, que dificulta socializar e fazer amigos! Há vários fatores que contribuem para tal. Outro ponto a considerar, é o que diz em Provérbios 18.24 existe aquele grupo de pessoas que confiam tanto no seu amigo(a) que este, se torna confidente dos seus segredos! Sejam eles bons ou obscuros. É na adversidade que conhecemos quem é nosso verdadeiro amigo! No momento de aperto, se ele está ao lado ou só é mais um, que não contribui e nem acrescenta em nada. Existe um ditado popular que diz: me diz com quem tu andas e eu te digo quem tu és. “Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal”. Provérbios 13:20. Tem amigos que te levam pra cima! Te faz subir de nível e progredir na vida. Outros, te sugam! Tira suas forças, leva pra sarjeta a mando de Satanás. Há também aqueles que te abraçam, mas por trás te apunhala! Fala mal de você, se possível inventa até o que não existe só pra te prejudicar.
Imagine uma prateleira com várias camadas, em cada repartição há várias opções de amigos e você escolhe qual você vai levar pra vida! Eles te darão conselhos para o bem ou para o mal. No rótulo da embalagem não tem especificações técnicas com quais problemas podem surgir com o tempo! Afinal, foi você que escolheu na prateleira, quem seria seu confidente. Não existem devoluções ou reclamações com seu gerente! A única regra era pegar ou largar. Assim é amizade! Ela é forjada com o tempo na adversidade da vida. Se tal pessoa lhe machucou, você têm duas escolhas: perdoar ou se desfazer de alguém que um dia você já chamou de amigo.
Marta e Maria ficaram desapontadas porque seu melhor amigo, Jesus, não compareceu na data oportuna. Elas se sentiram frustradas! Seu melhor amigo nem compareceu ao enterro de Lázaro. O sentimento de frustração e decepção aumentava cada vez mais! Talvez com seus pensamentos e consciência acusavam, lembrando a cada momento que já se passaram quatro dias e nada de Jesus chegar.
Talvez você já se decepcionou com alguém, que outrora chamava de amigo(a) e que por um descuido (vacilo) essa pessoa te magoou, te machucou, ao ponto de te deixar extremamente desapontado(a). Você não consegue olhar mais para aquela pessoa com o mesmo olhar de admiração que já existiu antes! Hoje o sentimento é de decepção e o vínculo foi quebrado. Você confia em pessoas que estão sujeitas às mesmas paixões carnais que você! Este é o primeiro erro a se observar. Está escrito: Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! Jeremias 17:5. Você tem que entender, que a sua confiança não deve estar 100% em pessoa que está sujeito a pecar e a te trair. Se até Cristo foi traído pelo seu discípulo! Imagina você?. Esteja atento e de olhos bem abertos a quem você vai chamar de amigo, este pode te decepcionar! É a natureza humana.
Com Jesus foi diferente! Marta e Maria pensaram que ele havia desapontado, Jesus chegou no momento certo. Marta e Maria atribuíram a culpa a Jesus vs 21 e vs 32 "Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido". Elas procuram um culpado e nisto Jesus foi acusado! Porque demorou quatro dias para chegar. Quatro dias é muito tempo para visitar um amigo que está morto! Até eu e você se estivesse presente nesse episódio, com certeza atribuiria a Jesus a culpa. Há algo interessante que Marta diz: “Mas sei que, mesmo agora, Deus te dará tudo o que pedires" João 11:22. Um sentimento de esperança surge em meio descontentamento com o amigo. Uma fé poderosa em meio a calamidade. Jesus, sendo Deus é atemporal! O Cronos de Deus é diferente do espaço tempo do nosso, Deus é eterno. A linha de tempo para nós, não cabe à Deus! Porque ele é atemporal e está além do tempo. Jesus sabia o que estaria por vir descrito nos vs 4 e vs 11. A sua voz ecoava ao mundo dos mortos, trazendo a vida do seu amigo novamente.
Jesus é o amigo fiel nos momentos mais difíceis de nossas vidas! Mesmo quando não há mais solução, ele vem nos socorrer e nos ajudar. “Eu amo os que me amam; os que me procuram me encontram” Provérbios 8:17. Somente em Jesus está o verdadeiro amor e amizade incondicional! Seu amor constrange. Mesmo sendo infiel para com ele, Jesus, continua sendo fiel amigo nos momentos oportuno e inoportuno de nossas vidas. Ele é único que não vai te decepcionar.
Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti. Isaías 49:15
Autor : Rafael Vitor
Links Importantes: (Clique Aqui)
ADQUIRA JÁ O MAIS NOVO LANÇAMENTO
COMPPRAR LIVRO: Adquirir lançamento

.jpeg)
Comentários
Postar um comentário