A CONSPIRAÇÃO DE HAMÃ CONTRA OS JUDEUS - LIÇÃO 9 - 01 DE SETEMBRO
A CONSPIRAÇÃO DE HAMÃ CONTRA OS JUDEUS
LIÇÃO 9 - 01 DE SETEMBRO
Leitura Bíblica Em Classe: Ester 3.7-11; 4.1-4
Texto Áureo: "E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo" (Mt 10.22)
Verdade Prática: Quando nos tornamos agradáveis ao mundo é sinal de que nossa fidelidade a Deus está em crise.
Tópico 1. O plano odioso de Hamã
1. Intrigas e patologias do poder.
A palavra "patologia" significa literalmente "estudo da doença" e tem origem no grego, onde Pathos = Doença e Logos = Estudo.
O que levou Hamã a praticar a patologia, foi o ato de Mardoqueu não se curvar perante a sua presença! Revelou-se em Hamã sua personalidade decaída a praticar um extermínio do povo judeu no império Persa.
A nação de Israel (os judeus), sempre foram alvos de perseguição, de guerras e batalhas travadas! Uma nação que foi e é, tão odiada por muitos. Até hoje o presente momento, sempre nos deparamos de Israel sendo alvo de notícia, de bombardeios, bombas nucleares, nações vizinhas querendo a todo custo a destruição de Israel. Hitler, foi um dos terroristas principais na história do povo judeu! Ele foi responsável do massacre de muitos judeus no holocausto. O historiador Saul Friedländer, um do sobrevivendo do holocausto, estima-se que 5.290.000 entre 6 milhões de judeus foram mortos nesse terrível massacre violento. Hamã, foi um responsável por arquitetar um plano de extermínio dos judeus! Muito antes de Hamã por seu plano patológico, Deus já havia preparado Ester para ser protagonista responsável em livrar os judeus dos extermínio. Existe um ditado popular que diz: quer conhecer alguém? Der poder a ele. Hamã depois de ter ganhado uma promoção na corte Persa, revelou seu verdadeiro caráter! Usou sua posição, sua autoridade, para agir traiçoeiramente contra os judeus.
2. A extensão do plano.
Devemos lembrar, que o plano de extermínio de Hamã, não só foi para a cidade de Susã, cidade atual do rei Xerxes (Assuero). O plano de extermínio foi para todo território Persa, isso são exatamente 127 províncias, estados vassalos! Da Índia até a Etiópia, são exatamente 4.310 Km de territórios que pertenciam ao reino Persa. Além disso, até os judeus que tinham sido retornado para Jerusalém no reinado de Ciro, em 537 a.C. através da liderança de Sesbazar e Zorobabel, 70 anos depois do exílio. Os que retornaram para Jerusalém através do decreto de Ciro, foram cerca de 42.360 pessoas. De Sesbazar e Zorobabel até Ester, 483-471 a.C. foi cerca de 54 anos depois, para surgimento de Ester. Mais tarde, em 458 a.C. 25 anos depois de Ester, o segundo grupo de regressaram para Jerusalém através de Esdras, cerca de 5 mil pessoas. Percebe que o plano de extermínio, que teve auxilio do diabo, para que este plano viesse a ser concluído? Ele não queria o retorno dos judeus a Jerusalém! Antes, queria aniquilar a todo custo os judeus usando como instrumento Hamã.
3. Astúcia e oportunismo.
O decreto que Hamã havia feito para matar todos os judeus, não poderia ser revogado a lei persa, pois o decreto era assinado com o anel do rei Assuero. Antes de Hamã falar com o rei Assuero, ele foi logo consultar, tirar a sorte qual dia ideal para exterminar os judeus, para por em pratica seu plano no mês Adar.
O que significa Adar na Bíblia?
O nome Adar na Bíblia pode ser traduzido como: "glorioso". O termo אֲדָר Adar’ é provavelmente de derivação estrangeira, e é o nome que se usa para o décimo-segundo mês, correspondendo atualmente a Março-Abril, como vemos abaixo:
Adar = “glorioso”. Alguns colocam como "extremamente maravilhoso". Foi o nome dado ao décimo-segundo mês, correspondendo atualmente a Março-Abril
Depois do exílio babilônico, o nome do décimo segundo mês do calendário sagrado judaico e do sexto mês do calendário secular. Ia de meados de fevereiro até meados de março. (Est 3:7).
Mês de Adar na Bíblia
Hebraico: 12° mês do ano judaico, amplitude, largura. Adar (hebraico: אֲדָר) é o 12º mês e, nos anos embolísticos, também o 13º mês do calendário judaico.
O calendário judaico é lunissolar com meses lunares que começam na lua nova e anos trópicos que seguem as estações.
Quem foi Adar na Bíblia?
Filho de Bela, um benjaminita. 1Cr 8:1, 3.
Hamã, aproveitou a oportunidade para falar mal do povo judeu: Então Hamã disse ao rei Xerxes: "Existe certo povo disperso e espalhado entre os povos de todas as províncias de teu império, cujos costumes são diferentes dos de todos os outros povos e que não obedecem às leis do rei; não convém ao rei tolerá-los. (Ester 3.8). Hamã não só usou sua influência que tinha no palácio, como também seus próprios recursos, colocando a disposição do império para executar seu plano, 350 toneladas de pratas para o cofre do império Persa.
SINOPSE 1
O plano odioso de Hamã contra os judeus revela astúcia e oportunismo.
Comentário extra bíblico
A bíblia fala que mardoqueu era descendente da tribo de Benjamin! (Et 2:5) e por coincidência Hamã era Agagita descendente dos Amalequitas Et 3:1
Para entender melhor sobre essa história vamos voltar a quase 500 anos atrás! Em 1 Sm 9:1-2 vai descrever sobre a descendência de Saul, seu pai por nome Quis da tribo de benjamim! Ele pede para Saul junto com um os seus servos, ir à procura de um jumento que se havia perdido! E durante essa procura o sacerdote Samuel unge Saul como rei de Israel 1 Sm 10:1. Já mais à frente no capitulo 15, Saul sendo já rei, Samuel fala que o senhor deu uma ordem, que era pra matar todos os Amalequitas, para não poupar nada, nem animais, nem crianças e mulheres! Ele deveria acabar com todos dessa nação pecadora. Porem Saul não cumpre o que o senhor havia ordenado, ele poupa a vida do rei Agague, e o melhor das ovelhas, bois, carneiros, tudo quanto era do melhor. E por esse motivo Deus rejeitou a Saul pela sua desobediência! Samuel então mata Agague rei dos Amalequitas, 1 Sm 15:32-33.
Veja mais detalhes no meu Blog: Mardoqueu e a forca
Autor: Rafael Vitor
Links Importantes: (Clique Aqui)
Adquira meus livros
Comprar E-Book Digital: COMENTANDO COLOSSENSES
Pastor Renato Torres, indica o Livro: Comentando Colossenses.
Comprar E-Book Digital: CASAMENTO, SABEDORIA E PRINCÍPIOS
Comentários
Postar um comentário