RELACIONAMENTO ENTRE NORA E SOGRA!


RELACIONAMENTO ENTRE SOGRA E NORA

LIÇÃO 7

14 de Maio de 2023



Introdução


Este comentário expositivo da lição 7 é um complemento auxiliador, para ampliar ainda mais a aula do professor e o aprendizado do aluno! Essa lição com o tema: Relacionamento entre noras e sogras, está bem interessante, pois aborda temas cotidianos no convívio e na conduta dos relacionamentos familiares cristãos. Haja vista que este tema traz consigo grandes exemplos a serem seguidos, da amizade entre duas mulheres com culturas diferentes, puderam ter laços de amizades que contribuíram para a vinda do messias. Em ênfase, destaquei cinco tópicos engajados no relacionamento cotidiano entre noras e sogras (genros), são esses tópicos que o cristão devem evitar para ter uma vida santa e de harmonia entre famílias.


Texto Áureo

´´Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me afaste de ti; porque, aonde quer que tu fores, irei eu e, onde quer pousares à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.´´ (Rute 1.16)


Verdade Prática

A fé cristã exalta o amor familiar e, mais especificamente, o respeito e a honra entre nora e sogra, bem como genro e sogro.



Cinco tópicos de relacionamento entre sogra e noras (genros).




1. Genros e noras que não se dão bem com a sogra! 


Há muitos casais que não dão bem com a sua sogra, alguns até evitam contatos e diálogos, pois veem uns aos outros como um problema! Por isso, evitam contatos diretos. 


2. Brigas entre casais que geram intrigas familiares! 


As brigas dos casais por muitas das vezes, está relacionado com a sogra! Por esse motivo, muitos apelam para o divórcio, não sabendo lidar com a situação, acham o jeito mais fácil que encontram, afastando-se um do outro. 


3. A sogra querer ter autoridade sobre o casamento dos filhos!


A sogra pode ser considerada uma segunda mãe, mas, não dá o direita a ela de ter autoridade no casamento dos filhos! Seu papel como sogra, é a aconselhar e exortar quando for necessário. A sogra precisa respeitar o limite, em outras palavras, a privacidade na vida de seus filhos.


4. A sogra querer opinar na educação dos netos! 


Um conselho sempre será bem vindo para educação dos netos, quando a sogra observar se tem algo errado na conduta dos mesmos! A muitos pais que são desleixados, criam seus filhos de qualquer jeito, sendo um péssimo exemplo, e a sogra, nessa ocasião é fundamental para aconselhar e repreender. Outro sim, pais que são exemplos na vida dos seus filhos, a educação e a criação está indo no caminho certo, e a sogra querer opinar discordando da educação! Isso é um dos motivos que levam a discussão e intrigas familiares, a sogra precisa ser sábia respeitando limites isso evitará contendas.


5. Noras, genros, verso sogra que se odeiam! 


Existem vários fatores para que genros, noras e sogras se odeiem! Porém, um cristão não pode imitar essa conduta do mundo, tendo esse sentimento pecaminoso de intrigas. Cristo nos ordenou amar nossos inimigos, quanto mais a sogra que confiou seu filho(a) para casar... “Deixa a ira, e abandona o furor; não te enfades, pois isso só leva à prática do mal” (Salmos 37, 8).

Ame sua sogra! Sogra, ame sua nora e genro!


O motivo das brigas entre casais, por vezes, está relacionado ao relacionamento entre sogras e noras (genros), essas intrigas resultam em divórcio, pois ambos não concordam ou não entram em acordos familiares e o único meio que essas pessoas encontram é se afastando um do outro. O casal deve ter maturidade para enfrentar qualquer situação, seja conjugal ou no relacionamento entre a sogra! Pois quando surgirem conflitos, a sogra de ambos defenderá seu filho(a) e não as noras e genros, pois é aí que deve ter o cuidado para evitar um conflito ainda maior. 


Em Marcos 10.6-8 está escrito: que o homem deixará sua mãe e seu pai e se unirá à mulher, e se tornarão uma só carne! O homem e a mulher deixará seus pais, para formar, construir uma nova família, e isto é deve do casal para fazer isso, porém, a muitos que não conseguem deixar seus pais, e vivem morando juntos, fazendo com que a nora ou genro se habite e aceite este convívio entre sogras e noras (genros). Não é errado fazer isso, mas, é preciso ter cautela para não haver problemas futuros! Tais como: está preparado quando a sogra opinar na educação dos netos! Está preparados quando não houver privacidade na vida dos casais. Mesmo a sogra não morando juntos, deve-se estar preparado(a) para tais questões futuras. 


Outro sim, existem muitos casais que se dão com as sogras! Muitos a consideram uma segunda mãe, por muitas das vezes isso está relacionado ao respeito e a privacidade na vida dos seus filhos, as sogras que são sábias mantém um equilíbrio na vida conjugal das noras e genros, a outros que não podemos dizer o mesmo.


A sogra não pode ser vista como uma inimiga na vida das noras e genros! Ao contrário, ela confiou a seu filho(a) para uma união de uma família. A sociedade rotulou a sogra como uma pessoa má, ruim, que não se pode ter respeito e harmonia! A Escritura Sagrada nos mostra, o caráter que uma sogra pode ter na vida dos genros e noras, a prova disso, vemos a conduta de Noemi e Rute, duas mulheres com culturas diferentes que se deram muito bem, e a amizade das duas mulheres contribuíram não somente só com a geneologia de Cristo, como também um exemplo que podemos destacar a sua real importância no convívio entre noras e sogras. Outro exemplo que podemos destacar, é a sogra de Pedro! A qual Jesus curou de uma febre (Marcos 1.29-31), e logo após ela ser curada foi servir a mesa juntamente com outras pessoas. Se Pedro não tivesse um bom convívio com a sogra, Pedro poderia questionar ali naquele momento a cura, ou ele poderia inventar uma desculpa para que Cristo não a curasse a sua sogra, se acaso ele não gostasse dela! Mas ao que vemos, sua sogra teve um papel fundamental, não somente sendo a mãe da sua esposa, mas quando ela assim que foi curada, se juntou ao grupo de pessoas que estavam servindo a mesa. A sogra tem um papel fundamental na vida dos genros e noras! Quando falo isso, não estou me referindo a opinar na vida pessoal do casal, e sim aos conselhos que servirão de ajuda na construção de uma família. Assim como a sogra de Pedro que serviu a mesa, às sogras, elas servem como base de apoio nos momentos difíceis e importunos.



Comentarista: Rafael Vitor


Deixe seu comentário abaixo, ele é de suma importância!


Links Importantes: (Clique Aqui)

Adquira já o meu livro: Comentando Colossenses


Pastor Renato Torres, indica o Livro Comentando Colossenses.





Apresentação em PDF: (Driver) download ou visualização

Apresentação pelo Canva: Apresentação via Pc e Datashow

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUNNAR VINGREN E A VOZ DE DEUS

O Profeta e suas queixas

PROVANDO A TRINDADE