LIÇÃO 3 EBD CIÚME, O MAL QUE PREJUDICA A FAMÍLIA

 


Lição 3 

16 de Abril de 2023


Ciúme, o mal que prejudica a família


Introdução

O Ciúme é uma emoção humana que pode levar a grandes proporções. Todas as pessoas sentem ciúmes em algum momento da vida; às vezes é por alguém da família, outras vezes é por amigos ou por algum bem que é considerado precioso. Há pessoas que sentem ciúmes por cargos e funções e isso pode acontecer tanto no ambiente profissional como no ambiente eclesiástico. Nesta lição, temos o propósito de refletir a respeito das consequências do ciúme na família.


Texto Áureo


´´Porque, onde há inveja e espírito faccioso, aí há perturbação e toda obra perversa´´ (Tg 3.16)

Verdade Prática

O ciúme é uma obra da carne e só o fruto do Espírito é capaz de superar as consequências ruins dessa emoção.


Leitura Bíblica em classe Gênesis 37.1-4, 11-18, 23-24, 28


A história conta que José era o filho mais amado de Jacó, devido a esse zelo especial somente a José, contribuiu para o ciúmes dos seus irmãos! Como se não bastasse o amor que Jacó tinha para com José, José ganhou uma túnica longa do seu pai. Outro ponto a observar era que José sempre levava informações dos seus irmãos para seu pai! Além disso, para aumentar mais ainda o ciúmes dos seus irmãos, José contava-lhes os sonhos que tinha, a qual se colocava em superioridade dos seus irmãos. 

É errado o que os irmãos de José fizeram com ele, de vendê-lo aos mercadores! Mas, se José fosse uma pessoa que guardasse sua língua e não contasse o que não deveria falar, com certeza não implicaria os ciúmes dos seus irmãos, isso nos mostra a falta de maturidade que José tinha, suas atitudes errantes contribuíram para que ele fosse responsável incentivar o ciúmes e ódio dos seus irmãos, e vendido como escravo. 


Atributos degradantes na conduta de José! 


1. Fofoqueiro 


A fofoca traz inimizades, ira e contendas! Uma vez dita, pode trazer sérias consequências negativas que poderá prejudicar alguém.


´´Além disso, aprendem a ficar ociosas, andando de casa em casa; e não se tornam apenas ociosas, mas também fofoqueiras e indiscretas, falando coisas que não devem´´. 1 Timóteo 5:13

Paulo estava falando para o jovem pastor Timóteo, que havia na igreja de Éfeso, viúvas preguiçosas e fofoqueiras! Algumas delas já estavam sob o domínio de Satanás. Paulo aconselhou para que esse grupo de viúvas jovens se casassem, tenham filhos e administrassem suas casas, com isso não teriam tempo para preguiça e fofoca. 


2. Exibicionismo (vaidade)


Esta palavra ´´Exibicionismo´´ significa mania de ostentação ou de exibição. 

Quando alguém tem essa atitude de mostrar o que tem, para pessoas, significa que este indivíduo por vezes não tem caráter! Seu único objetivo é mostrar sua vaidade e o que tem. No caso de José não que, ele não tenha caráter, mas, ele demonstrou que tinha uma atitude exibicionista de querer mostrar para seus irmãos algo superior a eles! Com essa atitude de José, fica claro que ele era vaidoso, ao ponto de ir para o pasto com uma túnica longa. Qual a necessidade de alguém vestir uma roupa para ocasião específica (festas, casamentos, entre outros) vesti-la para ir no pasto? 

O cristão não deve ser tomado por este tipo de sentimento! Essa atitude não condiz com um verdadeiro servo de Deus, antes, devemos ser cheio do Espírito Santo e ser bênçãos na vida das pessoas. Por mais que eu tenha algo de valor, não posso usar isso como exibicionismo para chamar a atenção das pessoas! Como servos e seguidores de Cristo, devemos nos negar a si mesmo (Lc 9.23). 

´´Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume´´ Provérbios 30:8


3. Orgulhoso


Depois teve outro sonho e o contou aos seus irmãos: "Tive outro sonho, e desta vez o sol, a lua e onze estrelas se curvavam diante de mim". Gênesis 37:9

José teve dois sonhos! O primeiro foi dos feixes de trigos. O segundo, foi o sol, a lua e as estrelas. No segundo sonho, podemos perceber que, Jacó teve que chamar atenção e repreender José (Gn 37.10), no momento em José conta o seu segundo sonho é na presença de seu pai e irmãos, essa atitude de José, fez com seus irmãos odiasse ainda mais ele, o orgulho de contar algo, colocou sua vida em perigo a beira da morte. 

As promessas de Deus na sua vida, ela não deve ser compartilhada para seus parênteses! Isso vale também, no caso de uma profecia vinda da parte de Deus. Quando você fala algo que não devia falar, pode despertar o ciúmes e ódio! Nem todos estão preparados para o que Deus tem reservado para a sua vida. Por mais que alguém faça parte do ciclo familiar, o que Deus prometeu a você é pra você, é seu! O seu particular com Deus não pode ser distribuído para outras pessoas. 

Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor. Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, mas, sim, aquele a quem o Senhor louva. 2 Coríntios 10:17-18


Já vi várias pregações sobre a vida e a história de José, pessoas contando somente um lado da moeda da vida de José, fazendo sua vida como um conto de fadas, contando somente alegria, sobre o seu governo como o homem poderoso no Egito, abaixo de faraó! Ainda tem aqueles que esbanjam em falar da sua túnica dada por seu pai Jacó, longa, elegante e atraente, um presente que causou ciúmes aos seus irmãos. Mas a verdade é que José no auge da sua juventude demonstrou em ser um jovem imaturo, mimado pelo seu pai Jacó! Que causou ciúmes dos seus irmãos. Além disso, ele demonstrou ser uma pessoa fofoqueira, exibicionista e orgulhoso, esses atributos degradante contribui para que ele fosse imaturo dando prioridades ao sentimentos, ao invés de buscar ser uma pessoa sábia para que Deus cumprisse seu propósito! Outro sim, as adversidades que ele enfrentou, fez com que ele amadurecesse e perdoasse seus irmãos.



Comentarista: Rafael Vitor


Deixe seu comentário abaixo! Ele é de suma importância.


Links Importantes: (Clique Aqui)


Adquira já o meu livro: Comentando Colossenses




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUNNAR VINGREN E A VOZ DE DEUS

FLECHA NA ALJAVA

PROVANDO A TRINDADE