O profeta que tinha intimidade com Deus!
2 Reis 6
8. Ora, o rei da Síria fazia guerra a Israel; e teve conselho com os seus servos, dizendo: Em tal e tal lugar estará o meu acampamento.
9. E o homem de Deus mandou dizer ao rei de Israel: Guarda-te de passares por tal lugar porque os sírios estão descendo ali.
10. Pelo que o rei de Israel enviou àquele lugar, de que o homem de Deus lhe falara, e de que o tinha avisado, e assim se salvou. Isso aconteceu não uma só vez, nem duas.
Nessa história temos um profeta, seu servo, e Deus! O profeta e o servo, o que eles tinham incomum, e quais atributos que cada um tinha, independente da crença e fé ou classe social. Vamos mergulhar a fundo no texto para entender essas diferenças que contribuiu para o manifestar do poder de Deus.
Antes de falar sobre Eliseu e seu servo, precisamos entender quem é Jorão, que também foi protagonista desse acontecimento em Israel. Precisamos voltar em 2Rs 1:2-17 a qual a bíblia vai relatar, quem era rei de Israel era Acazias, irmão de Jorão e filhos de acabe! Quando Acabe morre quem assume o trono é seu primogênito Acazias. Mas acontece algo com esse rei, ele caiu da sacada do seu quarto do palácio, e devido essa queda ele ficou muito doente! Porém ao invés dele orar e suplicar a cura ao Altíssimo, ele envia mensageiros até a cidade de Ecrom, para consultar a Baal-Zebube deus pagã desta cidade. O anjo do senhor fala pra Elias ir até o encontro dos mensageiros de Acazias e pede pra que ele pergunte aos mensageiros: ´Se não tem Deus em Israel? ´ e Elias fala que o rei Acazias não ia se levantar da cama e nela iria morrer. O rei vendo que seus mensageiros tinham voltado devido à pergunta e profecia de Elias, questiona a eles porque tinha voltado, então aqueles mensageiros do rei fala as mesmas palavras de Elias. O rei indignado manda prender o profeta Elias, foram preciso três tentativas para que os soldados levassem Elias até o rei, porque as duas primeiras comitivas de 50 homens juntamente com seu capitão, morreram queimados com fogo do céu, foi preciso o terceiro capitão com seus exércitos ajoelhasse e implorassem pelas suas vidas, pois eles também iriam ser queimados iguais aos outros! Estavam cumprindo a ordem do rei. O anjo ordena ir com a terceira comitiva até o palácio do rei e não temesse. Elias estando cara a cara com Acazias, fala as mesmas palavras a qual falou aos mensageiros. Cumprindo-se a profecia o rei morre e quem assume o trono é Jorão seu irmão, porque o rei Acazias não tinha filhos, (2Rs 1:17).
Jorão não era pra ser rei de Israel! Devido ao desprezo que Acazias cometeu ao Deus Altíssimo, consultando a outro deus pagão, seu fim e seu reinado foram trágicos, ambos duraram pouco tempo. Por causa desse incidente com seu irmão, Jorão derruba a coluna de Baal que seu pai havia feito, Ele não foi temente a Deus, andou nos caminhos de Jeroboão adorando bezerros de ouro. Em 2Rs 9:24 mostra que Jorão também teve uma morte trágica a qual ele é morto por Jéu, que atirou uma flecha que atravessou seu coração. Antes de Jorão morrer a bíblia vai nos mostrar várias provisões divinas que aconteceu no seu reinado em Israel, e mesmo assim ele não optou em adorar unicamente a Deus! Buscava satisfazer seu ego e suas vaidades. Jorão foi contemporâneo de Elias e Eliseu, entre o reinado de seu pai Acabe, até seu próprio reinado em Samaria. E o profeta que entra em cena no seu reinado em Israel é Eliseu, profetizando e advertindo.
O texto vai nos relatar que a síria fazia guerras contra Israel, o rei sírio fez acampamentos nos territórios de Israel, e o profeta Eliseu fala ao rei Jorão o alertava para não passar por onde os sírios estava acampado, e o rei de Israel se salvou umas três vezes por causa desse alerta de Eliseu. O rei da síria indignado porque não estava tendo êxito nos seus planos, faz uma reunião entre seus conselheiros, e pergunta quem estava levando as informações para o rei de Israel, e um de seus servos responde; que ninguém do arraial sírio estava levando informações, e sim o profeta Eliseu! Que revelava até as palavras que o rei falava no seu próprio quarto (2Rs 6:11-12).
Nesse texto vemos um profeta que tinha revelação do Altíssimo, em outras palavras visão espiritual! O exército inimigo estava se preparando para atacar, o servo de Deus tem a revelação dos planos desse rei, o mais interessando que o senhor dava a revelação a Eliseu, e até as palavras que o rei falava no seu quarto. Eliseu não precisou olhar o CPF, ou facebook do rei, para fazer revelações! Pois quem anda com Deus e tem intimidade com ele, não precisa vasculhar a vida alheia nas redes sociais para entregar profecia ou revelação.
Estamos vivenciando uma geração hipócritas de falsos profetas descarados, sem temor a Deus e usa o evangelho para propagar mentiras, pra se auto se promover e ganhar destaques tantos nas mídias e nos púlpitos. É preciso tomar cuidado, ser vigilante para não ser enganados por essas pessoas! Muitos deles sobem no altar arrotam santidades e quando termina o culto vão se prostituir, vivem uma vida dupla, tem duas faces dentro e fora dos templos. O ancião da igreja que leva esse tipo de pessoas para profanar o altar, Deus vai requerer dele, vai cobrar muito caro por enganar a igreja. O que vale hoje para muitos é ver um templo lotado, e pra isso muitos agem de má fé e a falta de caráter para atrair multidões. ´´Culto das revelações´´ se você frequenta cultos com esses temas, tome muito cuidado! É aí que pode haver mentiras e heresias de falsos profetas, com falsas revelações. Eles usam esse tema atrativo para atrair pessoas, pois muitas pessoas sem conhecimento, frequentam esses ambientes em busca de falsas revelações, que na verdade são enganadas por falsos profetas que vasculham sua vida, pra entregar profecia carnal.
Veja o que Paulo diz na carta de Timóteo!
1 Timóteo 4
1. Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios,
2. pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm a sua própria consciência cauterizada.
O profeta Eliseu era um homem temente a Deus! Sabendo o rei da síria que ele estava atrapalhando seus planos, da ordem a seu exército para ir capturar Eliseu, descobriram que o profeta estava na cidade de Dotã, uma distância cerca de 23Km de Samaria, quando o exército chega, cerca a esta cidade. Logo pela manhã o servo de Eliseu se depara com o exército e cavalos cercando a cidade, nesse exato momento esse servo se desespera, pois, Eliseu era um profeta e não um guerreiro de batalhas! E mesmo que ele fosse um guerreiro não ganharia a peleja contra um grande exército. Mas Eliseu sabia em quem confiava, sabia a quem verdadeiramente temia! Afinal ele tinha intimidade com Deus. O profeta pede aquele servo pra que ele não se desespere, pois maior era o exército que estava lhe protegendo! O profeta ora e pede a Deus, que aquele servo dele passasse a enxergar o sobrenatural ali naquele momento, e imediatamente olhos dele é aberto e ele passa a enxergar cavalos e carruagens de fogos.
Aquele servo andava com Eliseu, mas não tinha intimidade com Altíssimo, não sei se foi por falta de fé, ou por falta de oração, ou a falta de confiança a Deus, no exato momento da dificuldade ele não enxergou o sobrenatural! Ele via com os olhos carnais o problema a sua frente, e em meio a esse problema lhe gerou medo e desespero. Quantas vezes agimos assim? O problema a nossa frente tirar o foco, a confiança em Deus, se não manter a calma e saber lidar com a situação, não enxergará o sobrenatural! Irá ficar igual aos discípulos no meio da tempestade, só procuraram o mestre quando o barco já se enchia de água, (Mc 4:37). Não procure por Deus quando estiver enfrentando dificuldades, mas, que na dificuldade possa estar caminhando com Deus! Vencendo os problemas sem precisar entrar em desespero, passe a enxergar com os olhos da fé Deus agindo ao seu favor, e se o problema é grande, como à do grande exército sírio? querendo te destruir e te amedrontar? mantenha calma! Pois se preciso for Deus enviará seu exército celestial para te proteger e guardar! Confie em Deus.
Aqueles que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não pode ser abalado, mas permanece para sempre. Salmos 125.1
Eliseu mais uma vez ora a Deus, agora, sua oração é pedindo para que o senhor cegue o exército sírio com cegueira, E Deus atende o pedido do profeta! Agora aquele grande exército se encontra fragilizado, pois Deus manifestou seu poder a favor do seu servo. Eliseu leva aqueles soldados até Samaria, chegando na cidade, o profeta ora pra que restaure a visão novamente dos soldados! E o interessante que o rei Jorão pergunta a Eliseu se era pra matar os soldados sírios, que estavam cercados dentro da cidade de Samaria e cegos. Um rei que tinha autoridade máxima, presta reverência ao profeta, pois, ele sabia que aquele feita era algo sobrenatural que vai muito além que os olhos humanos já viram, seus inimigos que lhe perseguia, agora estão cercados na cidade de Samaria sob seu domínio. Mas a resposta do profeta foi diferente, ele manda o rei da água e pão aqueles soldados! Após terem comidos eles vão embora para sua terra, não houve guerra, e nem derramamento de sangue. O trabalhar de Deus é diferente, ele age da maneira que ele quer a favor seus.
Autor: Rafael Vitor
Deixe seu comentário abaixo! Ele é de suma importância...
Links Importantes: (Clique Aqui)
Adquira já o meu livro: Comentando Colossenses
Comentários
Postar um comentário