A mulher do fluxo de sangue / Doze anos de sofrimentos!
Nisto, chegou uma mulher que fazia doze anos que estava com uma hemorragia. Ela havia gastado com os médicos tudo o que tinha, mas ninguém havia conseguido cura-la. Lucas 8.43
Dentro do texto que narra a história de Jairo, o doutor Lucas relata que, no trajeto até chegar à casa de Jairo, Lucas conta que uma mulher que sofria a doze anos, resolve romper a multidão anonimamente, para tocar em Jesus. As circunstâncias da qual a mulher se encontra não era favorável! Primeiro, ela estava doente com hemorragias, seus sangramentos a incomodava todos os dias, teoricamente ela deveria estar de repouso (mesmo nas condições não favoráveis), mas, ela não tem mais nada a perder, doze anos de sofrimento em busca da sua cura contratando os melhores médicos, gastando com remédios, ela toma uma atitude confiante que poderia ser curada se tocasse em Jesus. Não que era impossível chegar até Jesus em meio a uma grande multidão, mas, ela enfrentaria obstáculos para chegar até ele! Não tinha passagem para chegar o mestre, com tantas pessoas iria estar exposto a empurrões e apertos.
Quando a multidão acompanhava Jesus, quem tinha o desejo de vê-lo de perto, falar com ele ou conhecê-lo, não era uma tarefa fácil de chegar até ele! Pois como a multidão o acompanhava, quem tinha o desejo de obter o milagre enfrentaria dificuldades, além de ter como barreira as pessoas ao reder enfrentaria empurrões e apertos. Certo dia Jesus estava ensinando no povoado da galileia e junto com ele estava alguns dos fariseus e mestres da lei, havia uma grande multidão, alguns homens queriam levar um paralitico até Jesus! Como tinha muitas pessoas eles não conseguiram, então eles resolveram subir no telhado da casa e dali levaram o paralitico até Jesus para ser curado (Lc 5.17-19). Outra história que a bíblia vai relatar é a de Zaqueu cobrador de impostos, teve que subir em uma arvore (figueira brava) para ver Jesus passar. Além da estatura de Zaqueu não colaborar, a multidão também o atrapalhava de ver Jesus (Lc 19.1-10).
Quem em sua sã consciência iria deixar o conforto da sua casa com hemorragias, para atravessar uma multidão? Pois bem, essa atitude da mulher anônima, por meio da sua fé, fez com ela conseguisse a cura tocando em Jesus! O interessante desta história narrada pelo doutor Lucas, é que essa mulher não tocou em Jesus, ela tocou na ponta das suas vestes (Em algumas traduções menciona que ela tocou na barra da sua capa, ou barra das suas vestes), pra essa mulher tocar na ponta, no final das vestes de Cristo ela teria que se agachar para poder tocar nele. É como ela estivesse tão perto de Jesus, mas ainda assim não conseguia tocar nele por causa da multidão! Ou o vento poderia soprar as vestes de Cristo para favorecer o sacrifício que aquela mulher teve de romper a multidão estando doente. O fato é, a sua fé foi maior que os obstáculos a sua volta, e ela pode obter a cura tocando em Jesus. O mestre afirma que alguém toca nele, mas era um toque especial, não igual ao da multidão que o apertava, mas foi um toque que liberou poder dele pelo mover da fé da mulher, que sofria a doze anos desenganada pelos próprios médicos, ela possuía um laudo de uma doença incurável. Ela agora está livre completamente da sua enfermidade, livre de um problema, livre de um fardo! Ela não mediu esforços para enfrentar a multidão até chegar a Jesus. Ela tinha motivos e desculpas para não sair do conforto da sua casa, sua fé fez com que ela acreditasse que só tocando em Jesus ela ria ficar curada. Ela teve êxito no acreditou, sua tamanha fé lhe mostrou que apenas um toque resolveria seus problemas.
Veja o que Alexander Whyte comentou sobre a mulher do fluxo de sangue: Aquela mulher havia sofrido o suficiente durante doze anos até ter ideia de tocar a barra das suas vestes, e naquela noite ela foi para sua casa curada da sua praga. Toquem e segurem firmemente, e permaneçam em jejum até que o ouçam dizer ´´Alguém me tocou´´ (Lc 8.46), quando então vocês irem para casa sorrindo em seu culpado coração, com suas recém encontrada paz, força e alegria. Oh, pecador, que poder e oportunidade você tem! ´´Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude´´ (Lc 8. 46). E então, se você tiver êxito em tocá-lo nesta noite, você não deve se abster novamente. Você deverá tocá-lo todos os dias; e, se não me acharem extravagante e varrido, eu lhe direi: façam a mesma coisa a cada hora e a cada momento da semana. É algo de que todas as semanas necessitam. E isso significa manter a barra das suas vestes firmes em sua mão.
Em que sua fé está alicerçada... Em pessoas, em objetos ou dinheiro? A mulher esperou doze anos para ser curada por Jesus. Você já imaginou que se ela procurasse Jesus muito antes, ela iria encurtar seus sofrimentos, ela não precisaria esperar doze anos, não gastaria com médicos e remédios. A sua confiança estava nas coisas terrenas; no seu dinheiro e em pessoas! Foi preciso o mestre passar por ela, para que ela mudasse o seu conceito da sua confiança terrenas, em outras palavras uma oportunidade estava passando por ela, e ela tinha a decisão de ir ou não ir até Jesus. A fé e a confiança em lugares errados faz você andar em círculos, é preciso centralizar seu foco em Cristo, Para obter êxito no que você mais almeja. Problemas sempre vão surgir, e quando vier esteja preparado para confiar no senhor! Não espere doze anos para enxergar que somente Cristo tem a cura e a solução para causas impossíveis. Rompa a barreira da incredulidade e do medo! Simbolicamente, essa é a multidão que te impede de tocar em Cristo Jesus e obter dele o milagre que você mais precisa.
Veja uma explicação mais detalhada através do vídeo no meu canal!
Adquira já o meu livro: Comentando Colossenses
Gostou? Deixe seu comentário abaixo.
Amém 🙏
ResponderExcluirDeus abençoe!
ExcluirGlória à Deus eu creio no meu milagre 🙌
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirDeus te abençoe 🙏
Amém obrigado!
ExcluirDeixe sua opinião, ela é suma importância!
ResponderExcluir