Epístola de Tito





Introdução

A epistola de Tito trata-se de uma carta pastoral doutrinaria, valiosa, distribuídas em três capítulos. destinada a Tito para constituir presbíteros irrepreensíveis, e para instruir famílias a exercer a disciplina e combater o falso ensino.


Tito 1

1. Paulo, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus, e o pleno conhecimento da verdade que é segundo a piedade,

2. na esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos eternos,

3. e no tempo próprio manifestou a sua palavra, mediante a pregação que me foi confiada segundo o mandamento de Deus, nosso Salvador;

4. a Tito, meu verdadeiro filho segundo a fé que nos é comum, graça e paz da parte de Deus Pai, e de Cristo Jesus, nosso Salvador.


O primeiro capitulo da epistola de Tito se divide em três etapas


  • Saudações (Tito 1:1-4)

  • Nomeações de presbíteros (Tito 1:5-9)


  • Discernir falsos ensinos (Tito 1:10-16)


Escrita entre 64 d.c e 65 d.c 

Não é uma data precisa, mas o que se acredita entre os historiadores que foi escrita 60 d.c

- Escrita provavelmente em (Atos 28) e a segunda prisão de Paulo.


Ilha de Creta


Creta é uma grande ilha na costa da Grécia, a quinta maior ilha do mar mediterrâneo! Está localizada ao sul do Mar Egeu e compõe o extremo meridional da Grécia, junto com a ilha de Gavdos, além de estar posicionada no cruzamento de três continentes, Europa, Ásia e África. Com capital em Iráclio, Creta está dividida em quatro prefeituras (Chani, Rethymno, Iráclio e Lasithi), e cobre uma área de 8.336 km² (um pouco maior que a área do distrito Federal) e conta com cerca de 650 mil habitantes. Seu litoral é pontilhado de inúmeras enseadas, baías e penínsulas, que estabeleceram Creta como um dos destinos turísticos mais populares de toda Europa. 


Economia da cidade


Agricultura

Artesanato

Pesca

Comercio marítimo


Produção artesanal

Prata

Ouro

Cobre

Cerâmica


Ao que tudo indica que Creta era a antiga região dos filisteus!


Caftor ➤ ilha (Creta)

- Veja os versículos abaixo com a descrição sobre a ilha de Caftorins ou Caftor!


Jeremias 47

4. por causa do dia que vem para destruir a todos os filisteus, para cortar de Tiro e de Sidom todo o resto que os socorra; pois o Senhor destruirá os filisteus, o resto da ilha de Caftor.

Comentário Bíblia NVI


Deuteronômio 2

23. Também os Caftorins, que saíram de Caftor, destruíram os aveus, que habitavam em aldeias até Gaza, e habitaram no lugar deles.

Comentário Bíblia NVI


Amós 9

7. Não sois vós para comigo, ó filhos de Israel, como os filhos dos etíopes? diz o Senhor; não fiz eu subir a Israel da terra do Egito, e aos filisteus de Caftor, e aos sírios de Quir?

Comentário Bíblia NVI


Ezequiel 25

16. portanto assim diz o Senhor Deus: Eis que estendo a minha mão contra os filisteus, e arrancarei os quereteus, e destruirei o resto da costa do mar.


Quem era Tito?


Gálatas 2

1. Depois, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo a Tito.

2. E subi devido a uma revelação, e lhes expus o evangelho que prego entre os gentios, mas em particular aos que eram de destaque, para que de algum modo não estivesse correndo ou não tivesse corrido em vão.

3. Mas nem mesmo Tito, que estava comigo, embora sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se;


- Tito era de origem grega! fiel companheiro de Paulo, fora da circuncisão, fora do judaísmo.


2 Coríntios 8

23. Quanto a Tito, ele é meu companheiro e cooperador para convosco; quanto a nossos irmãos, são mensageiros das igrejas, glória de Cristo.


- Cooperador e companheiro nas viagens missionarias de Paulo.


Presbíteros

 

1. Sua nomeação, qualificações e responsabilidades (1:5-9)


As condições nas igrejas em Creta estavam longe de serem satisfatórias, mas Paulo não podia ficar mais tempo. Ele deu a Tito conselhos com respeito á ordenação da vida da igreja e, tendo-o deixado, agora lhe escreve para confirmar as instruções orais e munir Tito com uma palavra de autoridade para a execução dessas responsabilidades. 


O apóstolo Paulo especifica a necessidade de uma pluralidade de presbíteros, e clara e definida nomeação deles. Ele então prossegue em listar as qualidades exigidas. Na sua vida familiar , o presbítero precisa mostrar lealdade para com a sua esposa e exercer disciplina espiritual sobre seus filhos.


2. O seu chamado para discernir falso ensinos (1:10-16)


A necessidade  dos elevados padrões exigidos dos presbíteros é colocada em perspectiva adequada enquanto Paulo descreve o caráter, as atividades e os ensinamentos daqueles que se opõem á obra de Deus (vs 10-16). No geral, esses oponentes parecem ser membros de igreja, pois pede-se a Tito que os silencie (vs 11), e Paulo expressa a esperança de que, se forem severamente repreendidos, sejam sadios na fé (vs 13). Por trás deles, no entanto, estavam mestres propagando lendas judaicas, homens que rejeitam a verdade (vs 14). 


Eles são corruptos na vida, pois são incrédulos no coração, suas pretensas afirmações de que conhecem a Deus, uma expressão que sugere uma origem semijudaica e semignóstica, não tem fundamento algum, pois por seus atos o negam. Paulo conclui sua descrição deles com três epítetos lancinantes: detestáveis, desobedientes e desqualificados para qualquer boa obra. 

(Comentário Bíblico Bruce)


Cinco deficiência para ser descartada na conduta dos presbíteros (vs7)


  • Não ser orgulhoso


  • Não briguento


  • Não apegado ao vinho


  • Não violento


  • Não ter ganhos desonestos


Seis qualidades para a vida dos presbíteros (vs 8)



  • Hospitaleiro

  • Amigo do bem

  • Sensato 

  • Justo

  • Consagrado 

  •  Domínio próprio


A sã doutrina (Tt 1: 9)


1 Timóteo 1

3. Como te roguei, quando partia para a Macedônia, que ficasse em Éfeso, para advertires a alguns que não ensinassem doutrina diversa,
4. nem se preocupassem com fábulas ou genealogias intermináveis, pois que produzem antes discussões que edificação para com Deus, que se funda na fé...
5. Mas o fim desta admoestação é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência, e de uma fé não fingida;
6. das quais coisas alguns se desviaram, e se entregaram a discursos vãos,
7. querendo ser doutores da lei, embora não entendam nem o que dizem nem o que com tanta confiança afirmam.
8. Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usar legitimamente,
9. reconhecendo que a lei não é feita para o justo, mas para os transgressores e insubordinados, os irreverentes e pecadores, os ímpios e profanos, para os parricidas, matricidas e homicidas,
10. para os devassos, os sodomitas, os roubadores de homens, os mentirosos, os perjuros, e para tudo que for contrário à sã doutrina,


A instrução que foi dada a Timóteo em Éfeso, para combater a falsa doutrina, agora mas uma vez é aplicada na vida de Tito. (Tito 1:9).

O apostolo Paulo encoraja pastor Tito a preservar a sã doutrina, e a refutar aos que se opõe a ela. Havia muitos falsos mestres ensinando mentiras e lendas judaicas na ilha de Creta, Esses falsos mestres estavam dispostos a mentir e a destruir famílias, desviando da verdade. Tito tem uma missão dada por Paulo seu mentor, para silenciar esses falsos mestres que eram judeus e membros da mesma igreja. 


Instruções para vários grupos (2:1-10)


Os Cretenses podem até ser mentirosos e alguns até mesmo faladores, você, porém, Paulo escreve a Tito, fale o que está de acordo com a sã doutrina. A ênfase que Paulo está dando aqui é que Tito deveria instruí-los no comportamento que está de acordo com a fé. Paulo recomenda que ao fazer isso Tito deveria se dirigir separadamente a diversos grupos.


Homens mais velhos

Deve ter maturidades, ter moderação, seriedade e ter autocontrole. Essas virtudes gerais, Paulo acrescenta as qualidades cristãs da fé, amor e perseverança, e nisso não deveriam ter degenerado com o passar dos anos, mas deveriam ser sadios.


Mulheres mais velhas

Devem ser reverentes no comportamento, não somente na igreja, mas em geral; sua conduta deve revelar que consideram a cada parte da vida como santa. As ordens negativas talvez sugiram uma conexão entre o pecado devastador da calúnia e os efeitos liberalizantes do vinho sobre a língua. Fofocas impensadas a que se abandonam as rodinhas em ocasiões sociais continua sendo um grande mal. O perigo deve ser vencido pela ocupação com a instrução privada no que é bom e pelo reconhecimento de sua responsabilidades de orientar as mulheres mais jovens, tanto pela palavra quanto pelo exemplo.


Mulheres mais jovens

No seu caráter, precisam ser prudentes e puras. As principais recomendações de Paulo para elas estão  relacionadas ás suas responsabilidades na casa. Elas deveriam ser dedicadas a seus maridos e seus filhos, devem estar ocupadas em casa no sentido de que reconheçam o lar como a sua principal esfera de atuação, e devem ser bondosas, tendo recebido uma dignidade pela influência enobrecedora do evangelho, elas não podem abusar da liberdade, mas permanecer sujeitas ao seus maridos.


Jovens

Tito precisa encorajá-los ( admoestar e não pedir) para que sejam prudentes. O mestre precisa ser caracterizado por seriedade. Essa atitude para com sua tarefa deve vir da dignidade consciente do seu chamado, e mesmo assim estar livre de presunção. Se esses aspectos ele acrescentar a linguagem que é sadia, que não deixa brechas para censura, ai qualquer oponente vai ser silenciado e envergonhado.


Os escravos (servos)

A submissão que eles devem demonstrar precisa ser evidenciado por uma tentativa sincera de promover satisfação em todos os aspectos. Isso deve vir de um espirito de cooperação, pois não devem ser respondões. Paulo imagina o escravo na sua situação se entregando a nacionalizações ilusórias como base para apropriação indébitas mesquinhas, e por isso acrescenta a orientação para que não roubem. Em vez disso, a fidelidade absoluta deve ser o seu patrão. 

(Comentário Bíblico Bruce)

Conselhos finais (3:8-15)

A declaração precedente da graça de Deus na salvação foi dada como incentivo ás boas obras, e se requer de Tito que dê um ensino enfático concernente a essas verdades básicas, de forma que os crentes sejam estimulados a se empenharem na prática de boas obras. 


 Paulo está consciente de que os cristões cretenses ainda são imaturos, e ele sabe muito bem que as igrejas não podem  se naturalizar com evangelho e a doutrina da noite pro dia. Por isso propõe enviar Ártemas ou Tiquico, para auxiliar Tito. O apostolo acrescenta ama palavra final acerca da prática de boas obras, sugere que nessa questão de hospitalidade Tito não deveria carregar o fardo todo, pois os nossos precisam aprender a se dedicar a isso também, para que assim não sejam improdutivos.




Autor: Rafael Vitor


Adquira já o livro: Comentando Colossenses





Pastor Renato Torres, indica o Livro Comentando Colossenses.




Deixe seu comentário abaixo! 👇

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

GUNNAR VINGREN E A VOZ DE DEUS

O Profeta e suas queixas

PROVANDO A TRINDADE